O incidente que levou ao cancelamento do primeiro treino livre para o GP de Las Vegas foi classificado “inaceitável” para a Fórmula 1, disse Fred Vasseur, chefe da Ferrari.
A sessão de abertura da nova corrida, que demandou um investimento de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,45 bilhões) durou apenas oito minutos e foi paralisado após a Ferrari de Carlos Sainz ser atingida por uma tampa de bueiro do circuito de rua, que causou danos significativos na parte inferior do carro.
A Alpine confirmou que terá que trocar os chassis do carro de Esteban Ocon, que passou pelo mesmo ponto na pista no deserto de Mojave.
“O que ele disse [no rádio] é que achava que havia batido em alguma coisa na pista, mas que não sabia exatamente o que era. A situação é que danificamos completamente o cockpit, o motor. É simplesmente inaceitável”, disse Vasseur.
“Não tenho certeza se esse é o assunto para hoje. Tivemos um treino muito difícil, nos custou uma fortuna, estragamos a sessão para Carlos, não faremos parte do segundo treino. Temos que mudar o chassi e metade do carro. O show é o show e tudo está indo bem, mas acho que é simplesmente inaceitável para a Fórmula 1 de hoje”.
A FIA programou a segunda sessão de treinos livres para 2h, no horário local (7h de Brasília), com uma duração estendida de 90 minutos.
Para isso, cerca de 20 a 30 tampas de bueiro foram fixadas com concreto de endurecimento rápido ao longo do circuito de rua.
A lei de Nevada impede que estes pontos sejam soldados, o que tem sido padrão da F1 desde que uma tampa se soltou sob o carro de George Russell nos treinos para o GP do Azerbaijão, de 2019.
A corrida de Las Vegas começou com uma grande cerimônia de abertura na quarta-feira, que teve reações diversas dos pilotos.
Max Verstappen disse após o evento que o novo GP nos Estados Unidos é “99% show e 1% esporte”.
Vasseur descartou que a nova etapa da categoria tenha ficado aquém no ponto de vista da segurança devido ao foco na divulgação do evento.
“Acho que são duas coisas distintas. Não quero misturar tudo e dizer, desculpem a expressão, que fizeram mer** no lado esportivo porque promoveram o show”.
O incidente foi um começo turbulento para a corrida mais badalada da história moderna da F1, mesmo que em uma atividade de treinamento. O treino classificatório acontecerá à meia-noite (05 de Brasília) entre sexta e sábado.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, defendeu o evento e afirmou que o revés era em grande parte irrelevante, referindo-se aos horários de início tardio no calendário de sessões de Las Vegas.
“Isso não é uma mancha, isso não é nada. Estamos na quinta à noite, temos um treino livre, uma sessão que não vamos fazer. Vão selar as tampas e ninguém vai falar mais sobre isso amanhã de manhã”.
Wolff ainda subiu o tom quando foi confrontado por um jornalista sobre o incidente.
“É completamente ridículo. Como você pode ousar falar mal de um evento que estabelece novos padrões para tudo? Você está falando sobre uma por** de uma tampa que foi desfeita, o que já aconteceu antes. Isso não é nada, é só um treino. Dê crédito às pessoas que criaram este GP, que fizeram deste esporte muito importante. Maior do que nunca”.
“O carro está quebrado, isso é realmente uma pena, para Carlos poderia ter sido perigoso. Todo mundo precisa analisar como podemos ter certeza de que isso não vai acontecer de novo, mas falando aqui de uma mancha para o esporte numa quinta-feira à noite, ninguém assiste isso no horário europeu”.