<
>

Tampa de bueiro escapa, detona Ferrari de Sainz e cancela caótico 1° treino da Fórmula 1 em Las Vegas

A Ferrari de Carlos Sainz danificada durante treinamento para o GP de Las Vegas na Fórmula 1 ANGELA WEISS/AFP via Getty Images | Chris Graythen/Getty Images

A primeira sessão de treinos livres para o GP de Las Vegas da Fórmula 1, que demandou um investimento de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,45 bilhões, na cotação atual), foi cancelada apenas oito minutos após seu início, na madrugada desta sexta-feira (17).

O motivo é um reparo que precisará ser feito na pista após a tampa de um bueiro escapar e danificar gravemente a Ferrari de Carlos Sainz.

O carro da escuderia italiana só deixou a pista guinchado por um caminhão. O espanhol saiu ileso.

Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, disse que quase a totalidade do carro precisaria ser trocada e classificou a situação de “inaceitável”.

“Carlos nos disse que bateu em algo na pista e não sabia exatamente o que era”, disse Vasseur, visivelmente frustrado, aos repórteres. “Danificamos completamente a estrutura, o motor. É simplesmente inaceitável”.

A Alpine reportou que o chassi de Esteban Ocon também precisaria ser substituído devido às suspeitas de danos. A FIA comunicou que verificaria todas as tampas de bueiro ao longo dos 6,1 quilômetros do circuito de rua na famosa Las Vegas Strip.

“Após inspeção da Fórmula 1 e da FIA, uma única tampa de válvula de água no circuito do Grande Prêmio de Las Vegas escapou durante a primeira sessão de treinos”, disseram a F1 e o Las Vegas Grand Prix, Inc. “As equipes da FIA, da F1 e de engenharia de circuitos estão trabalhando ativamente para revisar e resolver o problema”.

“Esses carros estão gerando uma enorme sucção por baixo”, disse o chefe da Williams, James Vowles. “É uma quantidade de força que eles [organizadores] não esperavam. Estou confiante de que resolveremos tudo”.

Charles Leclerc, da Ferrari, liderou provisoriamente a atividade com uma volta de 1:40.909, seguido pela dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen.

Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto.

O breve primeiro teste do percurso de rua transformada em circuito marca a volta da Fórmula 1 a Las Vegas em quase 40 anos.

Torcedores lotaram as arquibancadas para acompanhar de perto a pista durante sua estreia, e ficaram decepcionados quando o norte-americano Logan Sargeant se tornou o único piloto que não conseguiu entrar no asfalto durante a sessão.

“Bem… isso foi divertido”, brincou o piloto da Williams nas redes sociais.

O segundo treino livre estava programado para acontecer à meia-noite, no horário local (05h de Brasília), mas só recebeu bandeira verde às 02h da manhã em Las Vegas (07h de Brasília).