<
>

Câmara dos Deputados concede título de cidadão honorário do Brasil a Lewis Hamilton

Nesta quinta-feira, a Câmara dos Deputados promulgou o projeto de resolução 79/2021, concedendo o título de cidadão honorário do Brasil ao piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

A homenagem ao atleta britânico foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e aprovada pelo relator em plenário, o também deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Figueiredo justificou a proposta pelo fato de Hamilton ter repetido o gesto de Ayrton Senna no último Grande Prêmio de São Paulo, em 14 de novembro de 2021, no Autódromo de Interlagos.

Vencedor naquele dia, Lewis homenageou o piloto brasileiro. Ele utilizou um capacete personalizado e, assim como Senna em 1991, carregou a bandeira do Brasil em uma volta adicional após a corrida – também a ergueu no pódio, durante a celebração.

“Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo”, justificou Figueiredo .

“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”, completou.

Jonathan de Jesus, por sua vez, entende que os gestos de Hamilton “somam-se a seu indiscutível mérito desportivo. Além disso, o piloto também se destaca fora das pistas pelo carisma, simpatia e simplicidade, reunindo uma grande quantidade de fãs, grande parte brasileiros”.

“Suas posições públicas em defesa de relevantes pautas, como o meio ambiente, defesa dos animais, direitos dos negros, das mulheres e diversos temas dos direitos humanos devem ser lembrados e ressaltados. Nesse sentido, consideramos a homenagem justa e merecida”, concluiu.

O título deverá ser entregue em sessão solene da Câmara dos Deputados, mas ainda não conta com data marcada.