<
>

VALORANT | Leo Faria comenta visão da Riot Global sobre o LOCK//IN: 'Todo mundo vê como um mega sucesso'

O Líder de Esports do VALORANT reflete sobre o formato do campeonato em relação ao objetivo e o feedback das equipes


Estreando os campeonatos internacionais de VALORANT no Brasil, o VCT LOCK//IN serviu como uma forma de apresentar ao mundo as 30 equipes que disputarão das Ligas Internacionais durante 2023. Em um papo exclusivo com o ESPN Esports Brasil, o brasileiro líder global de esports do FPS, Leo Faria, comentou sobre o formato do campeonato, além da visão da Riot Global sobre o campeonato.

Apesar de sua grandiosidade e a primeira vez de um campeonato internacional sendo realizado no Brasil, o formato do LOCK//IN recebeu diversas críticas. Apesar dessas, a Riot Games seguiu forte com seu planejamento e deu um pontapé certeiro para dar início à temporada de 2023.

O show dado pelo povo brasileiro dentro do Ginásio do Ibirapuera gerou não só um show, mas também refletiu nos feedbacks dados pelas equipes que passaram por aqui - que, segundo Leo Faria, foram muito positivos.

“Acho que tava todo mundo meio cético com o formato, pensando: ‘Será que é o formato certo? Será que meu time favorito vai ser eliminado na primeira rodada?’. Eu acho que tá sendo animal, toda partida importa, toda partida te classifica para a próxima rodada, os confrontos foram incríveis e o nível de gameplay foi animal”, opina o líder de esports.

“O Brasil foi um ótimo host para o evento, todos os times que foram embora foram com comentários muito positivos de serem bem recebidos, sobre a comida do Brasil e o calor da galera. Acho que tá sendo super bacana, acho que a galera tá achando muito legal e no geral é uma vitória muito grande”.

O formato escolhido para o campeonato, apesar de não agradar grande parte da comunidade, casa bem com o objetivo estipulado pela Riot Games para o LOCK//IN: apresentar as 30 equipes que disputarão suas ligas internacionais ao longo de 2023.

Ao longo dos 19 dias de campeonato, essas equipes se apresentaram em frente à torcida brasileira para dar ao mundo um gostinho do que está por vir na nova temporada competitiva em uma disputa mata-mata. Durante o papo, Leo Faria revelou que o objetivo final foi atingido com maestria.

“Obviamente que nunca temos a resposta certa, poderíamos ter feito o formato de várias outras maneiras, mas se parar para pensar no motivo que fizemos o LOCK//IN em primeiro lugar, eu acho que o formato foi um sucesso. Vários desses elencos são novos, então vimos muitos deles jogando pela primeira vez e quisemos dar a chance para todo mundo ter seu momento no palco e mostrar para o que veio. Acho que atingimos o objetivo”, avalia.

Como a Riot Global enxergou o evento?

Com grandes figuras da Riot Games atendendo o evento, como Anna Donlon, John Needham, Whalen Rozelle e o próprio Leo Faria, ainda sim alguns assistiram o campeonato de suas casas. Quando perguntado sobre como tem sido a aceitação do VCT LOCK//IN pela Riot Global, o líder de esports conta que o clima está positivo.

“A galera tá super curtindo. Sempre temos desafios, então obviamente vimos comentários sobre [por exemplo] os dias que não tinha brasileiro a arena tava mais vazia, mas no geral é impossível dizer que o evento não foi um sucesso. Vimos hoje na final como a aposta de vir para o Brasil fez sentido. Dentro da Riot está todo mundo vendo como um mega sucesso”, revela.

Dando início aos campeonatos que acontecerão ao longo de 2023, o LOCK//IN encheu o Ginásio do Ibirapuera nos últimos dias do campeonato e bateu um pico de audiência de mais de 1 milhão de espectadores. As ligas internacionais, inclusive, tem início em breve: a do EMEA começa no dia 27 de março, enquanto do Pacífico no dia 25 e a das Américas - onde os brasileiros jogarão - a partir do dia 1 de abril.