<
>

CBLoL: 'Torcidômetro' causa polêmica entre torcida do Flamengo e Riot Games

Torcida do Flamengo na decisão do CBLoL 2019 Divulgação/Riot Games

Logo na primeira semana do segundo split do CBLoL 2021, o “duelo de hashtags” deu o que falar. Na estreia do campeonato no último sábado (5), as equipes paiN Gaming e Flamengo protagonizaram um polêmico embate na redes sociais, com resultado de 52% para a paiN, 48% para o Flamengo na primeira partida.

A torcida organizada do Flamengo, a Urubarons questionou a contagem da Riot Games em sua conta oficial no Twitter e divulgou prints dos Trending Topics do Brasil, no qual mostrava uma contagem maior para o Rubro Negro.

Em resposta a produtora, a própria equipe começou a utilizar a hashtag #VamosFlamengo no último domingo (8), como forma de protesto à contagem oficial da Riot Games. A hashtag foi utilizada pelos jogadores, membros da comissão técnica e o CEO da Simplicity Jed Kaplan, que gerencia o Flamengo eSports.

A equipe acabou vencendo o confronto contra a RED Canids, na segunda rodada do CBLoL, mas acabou perdendo na batalha de hashtags contra a Matilha em uma parcial de 73% a 27%. Durante a transmissão a equipe da Riot Games não interagiu com o conteúdo e ignorou as parciais.

Em resposta ao portal The Enemy na terça-feira (08), a Riot Games explicou como funciona o sistema de contagem de hashtags oficiais do campeonato e suas repercussões. Segundo a empresa, a contagem é realizada por uma plataforma específica que se conecta às redes e à transmissão, garantindo precisão ao número final. A apuração, segundo a Riot, começa às 20h do dia anterior ao jogo, para contabilizar o engajamento das torcidas logo cedo.

A produtora vai se reunir com as equipes nesta semana para discutir e avaliar o ajuste do algoritmo de maneira a garantir clareza a todos. A Riot ainda lembrou que o “Torcidômetro” é um produto unicamente de entretenimento, e não há nenhum impacto dos resultados de hashtags com qualquer aspecto de compensação dos times, nem sequer financeira.

O Flamengo terá pela frente na segunda semana os confrontos contra as equipes Vorax Liberty, no sábado (12), e INTZ, no domingo (13).