<
>

Guia: Com Furia na disputa, IEM Katowice 2021 reúne a nata do Counter-Strike mundial

play
"Quero pelo menos pegar um top 20", projeta o jogador para 2021 (2:27)

Honda fala sobre seus planos para esse ano e dá um recado aos fãs (2:27)

A atenção dos fãs de esports de todo mundo se voltam para o Intel Extreme Masters Katowice 2021, um dos principais eventos do calendário competitivo de Counter-Strike: Globall Offensive. Com premiação total de 1 milhão de dólares, sendo 400 mil para o campeão, o torneio segue o exemplo dos últimos grandes eventos e é disputado de forma online por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Para acompanhar as partidas, acesse o canal oficial em inglês da ESL ou o Gaules na Twitch.

São 24 equipes ao todo, pertencentes ao mais alto nível do CS mundial. O início do evento foi dado nessa terça-feira (16) com a fase Play-In, mas a fase de grupos e playoffs acontecem entre os dias 18 e 28 de fevereiro, quando está marcada a decisão em melhor de 5.

Oito times já estavam garantidos na fase de grupos por conta de resultados em eventos passados, incluindo a brasileira FURIA. Com os resultados da fase Play-In, estes são os 16 times que buscam o título da IEM Katowice 2021:

• Astralis
• BIG
• Evil Geniuses
• FaZe Clan
• FURIA
• G2
• Gambit Esports
• Heroic
• Natus Vincere
• Ninjas in Pyjamas
• OG
• Team Liquid
• Team Spirit
• Team Vitality
• Virtus.pro
• * Vencedor da série entre mousesports e Complexity Gaming

As equipes estão divididas em dois grupos (A e B) de 8 equipes e disputam no formato de dupla eliminação: é preciso o perder duas vezes para ser eliminado. Sendo assim, ao caminho das vitórias para o time que supera seus adversários e o da repescagem. As melhores equipes se classificam para os playoffs.

As quartas de final serão compostas pelos segundos e terceiros colocados de cada grupo. Os vencedores encaram os melhores colocados da fase de grupos nas semifinais. As duas melhores equipes fazem a decisão no dia 28 de fevereiro.

PLAY-IN

A IEM começou com uma fase preliminar iniciada no dia 16 de fevereiro, chamada Play-In. Ao todo,16 times lutaram por oito vagas:

BIG, Cloud9, Complexity, Fnatic, Gambit, MIBR, Mousesports, Movistar Riders, Ninjas in Pyjamas, OG, Renegades, Team Liquid, Team oNe, Team Spirit, Virtus.pro e Wisła Kraków.

Disputado no formato de dupla eliminação, a Play-In teve a primeira rodada em melhor de 1 e demais em melhor 3. Após dois dias de disputa, os 8 melhores seguiram para a fase de grupos.

BRASILEIROS NA DISPUTA

Enquanto a FURIA, FaZe Clan (de coldzera) e Evil Geniuses (de zews) começaram a IEM garantidas na fase principal, alguns brasileiros lutaram desde o dia 16 para seguir no torneio. A Movistar de Lucas "steel" Lopes começou sua caminhada contra a BIG. Na primeira partida, realizada no mapa Inferno, a equipe do brasileiro perdeu por 16 a 6. A Movistar teve que encarar a Cloud9 nesta quarta e voltou a perder: 16 a 11 em Overpass e 19 a 16 em Nuke. Com os dois resultados, a equipe está fora da IEM.

A equipe da Team One estreou na terça-feira contra a Gambit e amargou uma derrota: 16 a 5 em Train. Com o resultado, o time brasileiro jogou sua sobrevivência com a Renegades. Nova derrota, agora por 2 a 1: 16 a 3 em Inferno, 4 a 16 em Mirage e 19 a 17 no mapa decisivo, Overpass. Sendo assim, a One também está fora da IEM.

A Team Liquid de Fallen estreou justamente contra o antigo time do “verdadeiro”, a MIBR. Neste aguardado primeiro confronto, Fallen e Cia. levaram a melhor: 16 a 12 em Vertigo. No mesmo dia, a Liquid voltou a jogar, desta vez contra a OG. Nova vitória da cavalaria (16 a 7 em Mirage, 7 a 16 em Overpass e 16 a 14 em Train) e vaga garantida na fase de grupos.

Após a derrota para a Team Liquid, a MIBR encarou Fnatic já nesta quarta-feira. A equipe conseguiu um belo 2 a 0 (16 a 12 em Dust2 e 16 a 9 em Overpass), que deu direito à série decisiva com a BIG, algoz da Movistar. A série decisiva começou bem mal para os brasileiros, que levaram um sonoro 16 a 3 em Dust2. Em Nuke, a partida foi mais parelha, mas os brasileiros não conseguiram empatar a série. Placar de 16 a 7 e eliminação da BIG.