<
>

Análise: Mesmo com problemas, Tour de France 2020 pode ser o início para uma nova paixão esportiva

O videogame tem um tom didático interessante em se tratando de simuladores esportes. É o caso de Tour de France 2020, que pode ser o ponto de partida para quem quer conhecer (ou se aprofundar) o ciclismo profissional. O game tem os ingredientes certos, mesmo com alguns problemas na jogabilidade e parte visual, que farão você aprender sobre ciclismo e as maravilhas que cercam o circuito internacional, com suas histórias espetaculares.

Em Tour de France 2020 é possível participar das 21 etapas da maior competição da modalidade e ainda se divertir em outros modos de jogo. O destaque fica para o chamado Race, onde diversas provas do circuito estão disponíveis, como Criterium du Dauphine e Paris – Nice. Para disputar estas provas é necessário ganhar pontos de experiência para desbloqueá-las. Entre os circuitos novos, o grande destaque fica para Liège-Bastogne-Liège. A prova de um dia é uma das mais tradicionais do evento, com as paisagens maravilhosas da Bélgica.

O jogo possui mais três modos de jogo: Pro Team, Pro Player e Challenge. No Pro Team, seu objetivo é criar uma equipe para conquistar o mundo. No Pro Player, a ideia é a mesma, mas você está na pele de apenas um atleta. Já, no modo Challenge, desafios de montanha e sprint poderão ser feitos contra um amigo (local ou online), ou sozinho.

UMA VISÃO RUIM DAS COISAS

O cenário que envolve uma competição de ciclismo é sempre um fator importante para contextualizar as provas, ainda mais tratando-se do Tour de France, que possui mais de 115 anos de história. Alpes, montanhas, campos e lugares maravilhosos ajudam a contar um pouco do enredo que envolve a corrida, personagens e a vida.

Tour de France 2020 peca neste ponto, principalmente se comparado a outros games modernos. Avatares, bicicletas, carros, torcedores e cenários são mal feitos, idênticos e em certos momentos fora de padrão. A impressão é de que os jogos anteriores da franquia são mais bonitas do que a de 2020. Todo o cenário é praticamente estático, diminuindo muito a contextualização da competição. A única exceção são os torcedores ao lado da pista, que se mexem, mas de forma robotizada. Há de se destacar que os efeitos de sombra e brilho amenizam um pouco o encontrado no jogo, mas mesmo assim possuem seus problemas.

SEGURE FIRME

Tour de France 2020 possui algumas diretrizes básicas para controla a bicicleta, representadas na tela por barras de energia: barra circular amarela (medidor de velocidade), barra circular azul (medidor de energia) e barra circular vermelha (medidor de ataque).

Este medidores de velocidade, energia e ataque funcionam perfeitamente e ajudam a controlar o desgaste do seu atleta ao longo do caminho. Proporcionam um leque de opções no quesito estratégia.

Quanto mais velocidade (barra amarela), mais energia será perdida (barra azul). Se o fôlego acabar, a barra de ataque (barra vermelha), utilizado para os momentos finais de uma corrida, será gasta. Por sorte é possível recuperar parte das barras azuis e vermelhas, seja diminuindo a velocidade ou utilizando energéticos, que são repostos uma vez ao longo de cada prova.

Além disso, ainda é possível utilizar o vácuo de outros corredores, controlar um outro jogador da sua equipe e ativar um comando para que ele faça o que foi determinado. Para criar sua estratégia é fundamental controlar as barras amarela, azul e vermelha.

A inteligência artificial está mais agressiva do que nos jogos anteriores, deixando a simulação mais realista do que o normal, mas isto não significa que ela seja perfeita. Algo que incomoda muito é o fato dela não proporcionar uma boa experiência nos obstáculos. Ao perder o controle da bicicleta e parar na grama ou até mesmo em um barranco, nada acontecerá. Não existe uma física de queda. A magrela vai apenas parar com o seu atleta e desacelerará. Este e outros detalhes mostram o quanto este quesito ainda precisa ser aprimorado.

Neste exato momento, acontece a Tour de France, competição de ciclismo mais famosa do mundo – com transmissão exclusiva dos canais ESPN. Quem sabe o game não te apresente uma novo esporte para torcer e praticar apesar de seus problemas? Tour de France 2020 está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4.