<
>

Com ausência de equipes do Vietnã, Mundial de League of Legends sofrerá mudança de formato

play
Exclusivo: Jovirone conta como se tornou o novo streamer da Fnatic (3:17)

Um dos maiores streamers do Brasil, Jovirone vai jogar nas redes com o manto de um dos times mais tradicionais dos esports (3:17)

A Riot Games anunciou oficialmente que as equipes do Vietnam Championship Series não poderão competir no Campeonato Mundial de League of Legends de 2020 devido ao COVID-19 e o torneio continuará com 22 equipes em vez de 24.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (1), o Diretor de Operações da Riot, Tom Martell, explicou que a empresa "explorou todas as opções possíveis para incluir equipes da VCS e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos jogadores e a realização de um evento de classe mundial". No final das contas, foi tomada a decisão de retirar as equipes vietnamitas do torneio e realizar o torneio com 22 times.

O ESPN Esports apurou relatos iniciais de que havia preocupações de jogadores e funcionários serem incapazes de reentrar no Vietnã se partissem para a China devido a precauções contra o coronavírus no Vietnã.

Devido ao número de times alterado no Mundial, o formato também será ajustado. A fase de play-in 10 times participando em vez de 12.

As equipes serão divididas em dois grupos de cinco times cada e jogarão partidas melhor de 1. Os primeiros colocados avançarão para a fase de grupos, os últimos colocados serão eliminados e as três equipes restantes por grupo jogarão uma espécie de escalada: o terceiro e o quarto colocados jogarão em melhor de cinco, o vencedor enfrenta o segundo colocado em outra MD5, o vencedor passa para a fase de grupos.

Este novo formato também significa que uma equipe da Coreia do Sul avançará automaticamente para a fase de grupos por conta do "desempenho da região em eventos internacionais anteriores".

Sobre os possíveis desafios futuros que se aproximam no Mundial, Martell escreveu "Nossas equipes internas passaram o ano trabalhando com várias agências, governos e partes interessadas da indústria para garantir a saúde e a segurança dos jogadores e de todos os participantes do evento. No entanto, se outros ajustes forem necessários , pedimos sua paciência e compreensão enquanto navegamos por eles".

Reportagem publicada originalmente no ESPN Esports.