<
>

Xbox Series X: Videogame terá carregamentos menores e jogos simultâneos na 'memória'

Xbox Series X, o futuro videogame da Microsoft Divulgação/Microsoft

Mais detalhes foram revelados pela Microsoft nesta segunda-feira (16) sobre seu próximo videogame, o Xbox Series X. Além de dados técnicos, a gigante da tecnologia divulgou dois vídeos para demonstrar o poder de processamento e velocidade de seu futuro aparelho.

No primeiro vídeo, a Microsoft colocou um Series X ao lado da melhor versão do console atual, o Xbox One X. Usando State of Decay 2 como base, o novo console carrega muito mais rápido o game, por volta de 40 segundos a menos que seu antecessor.

Já no segundo vídeo, e graças a tecnologia chamada Quick Resume, o videogame terá a capacidade de manter vários jogos ativos simultaneamente, como uma espécie de modo multitarefas. Assim, o jogador “pulará” rapidamente de um jogo para outro sem que haja o fechamento dos games.

DADOS TÉCNICOS

Dados técnicos de componentes importantes como GPU, CPU e armazenamento também foram divulgados. Se você curte números, dê só uma olhada no hardware do Series X:

CPU: 8x Zen 2 Cores de 3.8GHz
GPU: 12 TFLOPs de processamento, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 personalizado
Memória: 16GB GDDR6
Memória interna: 1TB NVMe SSD (expansível em até 1TB)
Drive óptico: 4K UHD Blu-ray
Drive Desempenho: 4K a 60 quadros por segundo em até 120fps

CONTROLE

Foram reveladas as primeiras imagens do controle do Xbox Series X, que terá como novidades um novo controle digital, facilitação de conexão com múltiplos aparelhos, uso de uma versão de bluetooth com melhor conexão e um botão de compartilhamento de conteúdo semelhante ao do PlayStation 4.

E O LANÇAMENTO?

A princípio, o Xbox Series X está programado para o final de 2020, nas festas de final de ano. Porém, a crise do coronavírus (COVID-19) pode afetar em muito o planejamento da Microsoft e outras empresas do setor.

BRASIL

Em sua conta oficial no Twitter, Bruno Lobo Motta, gerente do Xbox no Brasil disse que "nosso plano e desejo continua sendo de lançar [o Xbox Series X] no mesmo dia que o restante do mundo, mas há série de variáveis fogem ao nosso controle (exemplos: condições climáticas, órgãos de certificação, dentre outros)".