<
>

Valve anuncia liga para América do Sul e mudanças no circuito de torneios de Dota 2

O cobiçado troféu do The International de Dota 2 Valve

O circuito profissional de Dota 2 que todos os amantes da modalidade conhecem atualmente se apresentará reformulado na próxima temporada. Após a 10ª edição do The International, o maior e mais importante campeonato do jogo, os Minors darão lugar às ligas regionais, enquanto os Majors serão disputados menos vezes por ano.

As mudanças que pegaram a comunidade de surpresa foram reveladas nessa terça-feira (25) pela a Valve, a desenvolvedora do jogo.

A partir da próxima temporada, que começará ainda neste ano, o MOBA passará a ter seis ligas regionais que serão disputadas pela internet nas Américas do Norte e do Sul, China, Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Europa e sudoeste da Ásia durante seis semanas e tendo três etapas anuais.

Cada uma dessas ligas terá premiação de US$ 280 mil, duas divisões e será disputada por oito times no formato todos contra todos com os confrontos em melhor de três (md3).

As melhores equipes da divisão principal, ao fim de cada etapa, se classificarão para os Majors, que passarão a ser disputados três vezes por ano com premiação de US$ 500 mil. De acordo com a Valve, China e Europa vão ter quatro vagas cada, o sudoeste da Ásia assim como a América do Norte três, enquanto América do Sul e CEI duas.

As ligas regionais terão também rebaixamento, com as dua piores equipes de cada etapa descendo para a divisão inferior e as melhores desta fazendo o caminho contrário. O mesmo acontecerá na "2ª divisão", com dois times das seletivas ocupando os lugares daqueles que ficarem nas últimas posições.

Assim como será feito para a edição deste ano do The International, as doze melhores equipes do DPC vão garantir vagas no milionário torneio em 2021. Os demais participantes serão escolhidos por seletivas que serão realizadas nas regiões com a participação de oito times.

A primeira etapa das ligas regionais está prevista para começar em 5 de outubro, enquanto a seguinte já será disputada em 2021, a partir de 4 de janeiro. Já a terceira e última está marcada para acontecer de 12 de abril a 23 de maio.

O circuito profissional foi criado pela Valve em 2017, saindo do papel logo após o The International daquele ano. Muitas mudanças foram feitas desde então e, para a temporada vigente, foram previstos cinco Minors e Majors, cada. Os próximos a acontecerem, respectivamente, são a terceira edição do StarLadder ImbaTV e ESL One Los Angeles. No StarLadder, inclusive, o Brasil será representado pelo NoPing.