<
>

Riot anuncia cidades que vão receber as finais da liga europeia

Palco da grande final da segunda etapa da LEC 2019 em Atenas, Grécia. Riot Games

A Riot Games vai realizar as finais do Spring Split da liga europeia de League of Legends, a LEC, em Budapeste, Hungria, nos dias 25 e 26 de abril. Já as finais do Summer Split acontecerão em Malmö, Suécia, em 28 e 29 de agosto.

O evento em Malmö será realizado na Malmö Arena, que tem capacidade para 12.500 pessoas. Antes de adotar o sistema de franquias, a final de 2018 na Copenhagen Arena — quando a Fnatic venceu a G2 Esports — contou com 10 mil pessoas.

O espaço que sediará as finais da Spring Split em Budapeste ainda não foi anunciado, mas a intenção na escolha da cidade é dar atenção a fãs de uma região negligenciada por eventos de League of Legends.

Cidades que sediam eventos de League of Legends se beneficiam financeiramente do fato. Segundo a Riot Games, o torneio realizado em Rotterdam, em 2019, deu ao local um lucro de €2,4 milhões em um período de dois dias, com 87% dos espectadores vindo de outros lugares da Europa.

Em parceria com a Burson Cohn & Wolfe Sports, a Riot Games desenvolveu um programa de cidades-sede para eventos da LEC, fazendo propaganda da causa por cidades do continente. A LEC levantou o interesse de 40 cidades, com Rotterdam e Atenas vencendo a disputa em 2019.

“Este é o resultado do nosso processo de licitação de cidades, a primeira vez que trabalhamos com os candidatos por mais de um ano”, afirmou Alban Dechelotte, diretor de patrocinadores e desenvolvimento da Riot Games.

Dechelotte explicou que o processo de seleção levou em consideração a necessidade dos jogadores, dos fãs e dos patrocinadores. Entre as 130 cidades que expressaram interesse, 10 foram selecionadas para 2020, com mais a serem escolhidas em 2021.

* Matéria publicada originalmente em inglês no ESPN Esports.