<
>

Última chance: Brasileiros tentam vaga no TI9 pela qualificatória norte-americana

Kingrd jogando pela Chaos durante o início da fase eliminatória do MDL Disneyland Major de Dota 2. Reprodução/Chaos

Ainda há chance de termos um representante brasileiro no The International 9. Apesar da derrota da paiN para a Infamous na qualificatória sul-americana, os brasileiros Kingrd, Tavo e Mandy tentarão vaga no Mundial de Dota 2 pela região da América do Norte — mas em times diferentes.

Na Complexity Gaming em fase de testes desde sua saída da Chaos em maio deste ano, Tavo garantiu vaga e disputou o Starladder Minor com a equipe. O time recebeu uma vaga direta para a qualificatória fechada e é considerado um dos mais consistentes da disputa.

Do outro lado, Kingrd fez uma pausa para cuidar da saúde após a saída da Chaos, também em maio, e não disputou as qualificatórias para o último major e minor. Para tentar sua segunda ida ao TI, o brasileiro se uniu aos estadunidenses Ritsu e Kitrak e aos canadenses Bryle e Moonmeander na equipe Kookaburra, que passou com sucesso na primeira qualificatória aberta para garantir vaga na etapa fechada.

O terceiro brasileiro na qualificatória norte-americana é Mandy. O jogador estava na paiN desde março, mas saiu da equipe após o Epicenter Major e foi substituído por hFn. Para não deixar a chance de ir ao TI escapar, Mandy se uniu aos estadunidenses Ryoya, Brax, ixmike88 e ao peruano Mooz na Beastcoast, que foi convidada diretamente para a qualificatória regional.

Também estão na briga pela vaga as equipes Forward Gaming e J.Storm, outras favoritas, a Team Xolotl, a Old Suck Gaming e a Black Sheep.

A disputa pela vaga da América do Norte começa nesta quinta-feira (11) e ocorre no mesmo formato da qualificatória sul-americana. A primeira fase da competição será jogada entre quinta e sexta-feira (12) no modo todos contra todos em partidas melhor de 1, com as quatro melhores equipes avançando para a fase eliminatória.

Na segunda etapa, disputada entre sábado e domingo (13 e 14 de julho), os times jogarão séries melhor de 3 em formato de dupla eliminação — com chave superior e inferior — na briga pela única vaga da região. A grande final será uma melhor de 5.

A qualificatória será transmitida ao vivo com narração em português pelo canal da Beyond the Summit Português e MissClickTV a partir das 15h.

THE INTERNATIONAL 9

Por enquanto, já se classificaram para o TI9 pelas qualificatórias regionais as equipes Infamous (América do Sul), Mineski (Sudeste Asiático) e Natus Vincere (CIS). As representantes da Europa e China também serão decididas até o fim da semana.

O TI9 acontece de 15 a 25 de agosto em Xangai, China, e já possui 12 equipes classificadas por meio dos pontos do DPC: Team Secret, Virtus.pro, Vici Gaming, Evil Geniuses, Team Liquid, PSG.LGD, Fnatic, Ninjas in Pyjamas, TNC Predator, OG, Alliance e Keen Gaming. Até o momento de publicação desta matéria, a premiação do torneio já ultrapassou a casa dos US$ 26 milhões.