<
>

Preview: FIFA 20 aposta no futebol de rua para se manter no topo

Craques do futebol mundial se juntam a você para uma partida “sem compromisso” Divulgação/EA Sports

A EA Play, evento especial da Electronic Arts realizado nos Estados Unidos, revelou ao mundo as primeiras informações de Fifa 20, o próximo capítulo do jogo mais popular do globo. Imagens, vídeos e informações surgiram para saciar a curiosidade dos jogadores em saber como será seu simulador a partir de setembro.

A principal atração mostrada ao público até o momento é o retorno de Fifa Street à franquia com o modo de jogo chamado Volta Football. Ao tomar o lugar de Jornada, Volta celebra a cultura urbana relacionada ao esporte, com o futebol jogado nas ruas, quadras e ginásios. No game, quadras do Reino Unido, Japão, Holanda e Brasil terão a presença de grandes craques e personagens criados pelo jogador na disputa de partidas com algumas peculiaridades.

Essa aproximação do futebol profissional com o jogado nas ruas, algo mais palpável na vida de quem curte e pratica o esporte, se manifestará na criação de um avatar personalizado.

Aqui, alguns elementos de jogos de RPG entram em ação, tal qual como no modo Carreira, para que o avatar evolua e se torne melhor. O desenvolvimento de sua versão digital se dará com treinamento para os atributos e escolhas em uma “árvore de habilidades” para lapidar características ou talentos que se se encaixem ao seu estilo de jogo - como finalização para um centroavante ou marcação para um defensor.

Com as opções de gênero (homem ou mulher) e diversos elementos de personalização (cabelo, roupas e calçados), Volta quer que o jogador se sinta em quadra.

O modo terá opções com versões “reduzidas” de grandes clubes, com formações de 5 ou menos estrelas, e o World, que mistura seu avatar com estes grandes nomes do cenário. Ele também incluirá uma liga própria (online e cooperativo), com a opção de escolha das regras: você poderá, por exemplo, jogar 3 contra 3 no jogo de ida e 5 contra 5 sem goleiro na volta.

MENTALIDADE EM JOGO

Fifa 20 terá um novo conceito em sua jogabilidade chamado Football Intelligence, ou Inteligência Futebolística. Nele, constarão os seguintes elementos a fim de tornar o game melhor ajustado:

• Authentic Game Flow: aperfeiçoamento da mentalidade dos jogadores controlados pela Inteligência Artificial para que tenham maior noção do posicionamento em campo;
• Dynamic One-on-Ones: favorecimento dos confrontos de “jogador contra jogador”, quando ocorrem os dribles e desarmes;
• AI Defending: sistema de posicionamento e combatividade dos jogadores controlados pela IA para melhorar sua mentalidade defensiva;
• Natural Player Motion: melhoria a fluidez do jogo quanto a movimentação dos jogadores.

BOLA PARADA

Para dar maior controle ao jogador, Fifa 20 terá modificações para execução de faltas e pênaltis. Estes elementos, que não são inéditos na franquia, oferecerão mais opções ao cobrador, principalmente em relação ao efeito na bola com o chute.

Sai a seta com a barra de energia de Fifa 19 e volta o símbolo da mira na tela, que mostra o local onde a bola será chutada. Segundo os produtores do game, será um sistema que facilitará a cobrança, mas que oferecerá um aprofundamento da técnica por parte do jogador.

Fifa 20 será lançado em 27 de setembro de 2019 e terá versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.