<
>

Melhore sua precisão e abata os adversários em PUBG com nossas dicas de mira

Sem uma mira afiada, você não será o último a ficar de pé em PUBG Divulgação/PUBG Corp.

Playerunknown's Battlegrounds, ou simplesmente PUBG, entra em uma nova fase com o lançamento de sua versão Lite, uma opção com menos modos de jogos, mas com todos os elementos para você se divertir no battle royale de graça.

Com mais jogadores que a versão Lite trará, além dos veteranos que migrarão para a nova versão, cada queda ficará ainda mais disputada. Se você quer se dar bem, precisa de planejamento, inteligência e, principalmente, uma mira em dia se quiser se o último a ficar de pé.

O ESPN Esports Brasil preparou um guia de mira para PUBG, para que você entenda mais sobre esse fundamento do game. Fique por dentro das variantes de um disparo, como configurar suas armas para que se encaixem ao seu estilo de jogo, além de dicas que farão de você um futuro atirador de elite.

CÂMERA

PUBG é um jogo dinâmico quanto a câmera, pois oferece ao jogador a oportunidade de jogar em primeira ou terceira pessoa. Quanto a melhor opção, cabe a você decidir em qual se sente mais à vontade. No entanto, uma vez escolhida a câmera, há elementos que favorecem sua mira, em especial na visão em primeira pessoa (FPP).

O battle royale possui um elemento chamado Aim Down Sights (ADS), ou Mira de Precisão, que nada mais é que a transição entre a mira e o foco. Configurada no Botão Direito do Mouse como padrão, o ADS é a troca de mira para o foco, no qual seu personagem foca a mira usando a própria arma.

A sugestão aqui é que você entre nas configurações do jogo, o símbolo de engrenagem no topo superior direito, vá para Configurações> Combinações de Teclas , ou apenas Configurações > Controle no PUBG Lite, e, na opção ADS, aponte o Botão Direito do Mouse. Assim, quando você apertar o botão, a mira vai imediatamente para a câmera em primeira pessoa e tem maior precisão. Você também pode modificar a sensibilidade da mira na opção Configurações > Controle(s) ou até desligá-la na versão Steam.

Na versão para Mobile, a opção de ADS se chama apenas Modo Mira, e pode ser modificada para Tocar, Segurar ou Mesclado nas configurações do jogo, o símbolo de engrenagem no topo inferior direito, no menu Básico.

TIPOS DE LUNETA

O zoom ou aproximação da mira é feita pelas lunetas encaixadas nas armas. Elas permitem que tenhamos uma mira maior ou maior foco em nosso alvo. PUBG tem as seguintes lunetas, classificadas segundo sua capacidade de focar alvos:

  • Holográfica e optrônica: As opções mais comuns, disponíveis para pistolas. São capazes de aumentar em 20% a velocidade do ADS.

  • 2x e 3x: Ideais para o momento de loot, pois são fáceis de achar e já adicionam um foco maior na mira, principalmente em locais fechados. Aumentam em 10% a velocidade do ADS.

  • 4x: Não afetam a ADS, mas adicionam uma mira precisa para armas como metralhadoras, as mais usadas e importantes nos combates. São bastante usadas no circuito competitivo de PUBG.

  • 6x, 8x e 15x: Ideais para armas de longo alcance e rifles de precisão, reduzem o ADS da arma em 20% para as 6x e 8x; já para de 15x, disponível apenas no PUBG Steam, reduz em 22% o ADS.

Também é possível modificar a sensibilidade de cada tipo de mira, ou escolher uma universal para todas. Para isso, vá em Configurações > Controle(s). No PUBG Mobile, está configuração fica em Configurações > Sensibilidade.

CALIBRAGEM DE DISTÂNCIA

A calibragem de distância, ou zeragem da mira, é uma ferramenta que PUBG oferece ao jogador alterar os atributos de foco e distância das armas. O que isso significa? Ao calibrar as distâncias de uma arma, você define, por meio da mira, a que distância seu tiro será mais efetivo quando o mostrador na parte superior da tela mostrar o número zero.

PUBG tenta recriar ao máximo da física do disparo de projéteis, incluindo o que o jogador precisa compensar ao atirar em alvos em diferentes distâncias. Uma vez que você “zera a mira” de sua arma, tem a real noção de um tiro mais certeiro quando o alvo entra na distância ideal da calibragem.

Quando zeramos a mira em determinada distância, como 100, 200 ou 300 metros, atirar em um alvo dentro da calibragem do “zeramento” significa uma maior precisão. O padrão da calibragem da maioria das armas é de 100 metros. Aperte PageUp para aumentá-lo e PageDown para diminuí-lo.

Ao definir a calibragem de 100 metros, um alvo que estiver em sua mira, com a arma indicando “0”no marcador, será o cenário ideal para um tiro certeiro. Se você usar a mesma arma contra alvos mais distantes, deve enfrentar variantes. O “pulo do gato” aqui é mirar um pouco acima do alvo, para compensar a queda do projetil.

ALVO EM MOVIMENTO

PUBG não é um jogo de tiro ao alvo, mas uma ferrenha disputa para quem sobrevive ao final de cada queda. E se você quer sobreviver, tem que se mexer. Além de todas as dicas citadas acima, há mais uma variante. Se você mira para cima para compensar a distância, a história é diferente quando o alvo se mexe.

O projétil pode ser rápido, mas entre o momento que você puxa o gatilho e o caminho até o alvo, seu adversário pode não estar no mesmo lugar.

Para alvos em movimento, você precisa atirar no chamado “ponto futuro” para compensar o tempo em que o projetil viaja até seu alvo. O “ponto futuro” é uma estimativa do atirador em saber onde o inimigo estará quando o projétil chegar.

Um jogador profissional chamado WackyJacky101, em um deu suas transmissões na internet, criou uma forma de calcular esse ponto futuro, que rapidamente se popularizou entre os jogadores de PUBG. WackyJacky101 batizou essa regra de “1:100”. Segundo ele, para um alvo em movimento, a cada 100 metros de distância, mire um corpo a frente para acertar o tal “ponto futuro”. Se o seu alvo está há 300 metros de distância, atire no local 3 corpos a frente da direção em que você acredita que ele vá se mexer.

DICAS DE SNIPER

Respiração

Quem disse que as variantes acabaram? PUBG possui um elemento importante na hora de dar um tiro de precisão: a respiração. Ao mirar em primeira pessoa, com foco na mira da arma, você pode apertar Shift para que seu personagem prenda a respiração por determinado tempo. Com a respiração presa, sua mira será mais precisa, pois o avatar terá mais foco. Fique atento ao ícone de pulmão na tela de jogo para saber quando o fôlego acabar.

Treino

A prática conduz a perfeição, e PUBG possui uma opção de treino para que possamos aprender a usar as armas do jogo. Não deixe de praticar com as mais variadas peças do arsenal do game para aprender mais sobre distância ideal para zerar a mira, coice, respiração e outros atributos. Assim, quando o tiroteio começar, você estará mais preparado.

Recuo

O recuo, ou “coice”, de uma arma é o movimento que faz ao disparar projéteis. Está ligada a terceira lei de Newton (toda ação possui uma reação igual e contrária), pois a arma é jogada para trás com a força com ela dispara os projeteis. É o recuo que faz com que a arma não fique focada no mesmo ponto quando você puxa o gatilho, sendo necessário controlar a mira para certar o mesmo ponto.

Geralmente, o chamado “spray” acaba subindo enquanto você dispara, e o movimento natural do jogador é baixar a mira.

Para facilitar o controle do coice, podemos aumentar a sensibilidade no eixo vertical e tornar o movimento para baixo da mira mais fluido. Entre em Configurações > Controle(s) no PUBG Steam ou Lite. Procure a opção Multiplicador de sensibilidade vertical e coloque seu valor em “1.40” ou maior. Teste os valores que se encaixem melhor ao seu jogo.