<
>

À la Bolt? Estrela sul-africana do atletismo, Caster Semenya assina com clube de futebol

Caster Semenya GEOFFROY VAN DER HASSELT/AFP

A campeã olímpica de atletismo Caster Semenya assinou um contrato com o JVW Girls, clube de futebol da África do Sul.

Semenya anunciou a novidade no Twitter nesta sexta-feira (6), com uma foto dela segurando uma camiseta do time com a legenda: “Feliz em anunciar minha assinatura com o @jvwgirlsfootball para a temporada de 2020. Ansiosa por essa jornada”.

A corredora de média distância que venceu ouro nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016, bem como o Campeonato Mundial de 2009 e 2017, está no meio de um recurso contra a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que decidiu recentemente manter o limite de testosterona da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Segundo as regras da corte, Semenya precisa tomar bloqueadores hormonais caso deseje continuar sua carreira de atleta. Enquanto isso, a sul-africana vai jogar pelo JVW, um clube de futebol fundado pela capitã Janine van Wyk. O clube, que compete na Sasol league, serve principalmente como uma academia para garotas.

“Estou muito grata por essa oportunidade e eu agradeço o amor e suporte que já recebo da equipe. Estou ansiosa com essa nova jornada e espero que possa contribuir o máximo que eu puder para o clube”, disse Semenya ao site do time.

Van Wyk, que recentemente deixou o JVW para assinar com o dinamarquês Fortuna Hjorring disse: “Eu estou extremamente extasiada em ter uma atleta tão icônica em meu time de futebol. Estou absolutamente honrada por isso. Dentre tantos outros times de futebol pelo mundo, ela escolheu o JVW como o clube onde ela vai começar a mostrar suas habilidades no futebol”, disse a capitã.

"Eu a recebi em seu primeiro treinamento com a equipe na terça-feira e fiquei impressionada ao ver que ela definitivamente tem todos os fundamentos”, finalizou Van Wyk. "Estou ansiosa para que ela trabalhe com a treinadora Ciara e equipe, onde tenho certeza de que ela se aperfeiçoará e se preparará para jogar em 2020", finalizou.