<
>

'Rainha da África', Thembi Kgatlana anotou o primeiro gol da história da seleção sul-africana em Copas do Mundo

play
Copa do Mundo Feminina: BB Debate monta ranking de seleções favoritas; veja onde está o Brasil (4:47)

Seleção brasileira estreia na competição contra a Jamaica no próximo domingo (4:47)

Thembi Kgatlana, 22 anos e nascida em Mohlakeng, uma pequena cidade no Oeste de Johanesburgo, abriu o placar para a África do Sul na Copa do Mundo, mas a Espanha virou, vencendo por 3 a 1.

Mas apesar da derrota, Thembi e a seleção ‘Banyana Banyana’ tem lá seus motivos para comemorar. O gol da atacante não foi apenas o primeiro dela no Mundial da França, mas o primeiro gol da história do país em uma Copa do Mundo – já que a África do Sul está debutando no torneio.

Sem dúvidas, o holofote deve estar virado mesmo para a atacante que, em janeiro deste ano, foi eleita a Rainha da África pela Confederação Africana de futebol e recebeu o troféu das mãos de Drogba.

Na última temporada, ela atuou pelo Houston Dash, na liga norte-americana, mas ainda este ano, conquistou um contrato com o segundo time profissional da carreira, sendo transferida para o Beijing BG Phoenix FC, da China.

Dentre algumas conquistas de Thembi, além de ter desbancado as nigerianas Francisca Ordega e a Asisat Oshoala, que é destaque no Barcelona, ela se tornou a segunda sul-africana a vencer o título concedido pela Federação Africana de Futebol.

Ela também venceu a disputa de melhor gol africano de 2018, entre homens e mulheres. O gol da atacante contra a Nigéria, durante a fase de grupos da Copa Africana das Nações, foi escolhido o mais bonito da temporada por voto popular.

Eleita também como melhor jogadora da Cyprus Cup em 2018, na Copa Africana das Nações, embora a África do Sul tenha ficado com o vice-campeonato, ela anotou gol em todos os jogos e foi não apenas a artilheira do torneio, como a melhor jogadora. E foi com este resultado que a África do Sul garantiu pela primeira vez a participação em uma Copa do Mundo feminina de futebol.

Pelo grupo B, a África do Sul enfrenta a Itália pela segunda rodada da fase de grupos, a partir das 16h (de Brasília) e Thembi está pronta para brilhar novamente.