<
>

Copa do Mundo: CBF apresenta planejamento de seleção feminina de futebol para o torneio

Seleção brasileira se prepara para Copa do Mundo feminina Getty Images

A Copa do Mundo feminina de futebol está a menos de um mês. A França recebe a 8ª edição do torneio a partir do dia 07 de junho. A seleção brasileira estreia contra a Jamaica no domingo, dia 09, às 11h30 (Horário de Brasília), em Grenoble.

Na manhã de hoje (09), a CBF se reuniu no Rio de Janeiro com a imprensa para divulgar todo o planejamento da seleção antes e durante o torneio. O evento contou com a presença do técnico Vadão e de Marco Aurélio Cunha, coordenador de Futebol Feminino da CBF.

Até o então momento, algumas jogadoras seguem em preparação em seus clubes, mas algumas outras estão em Itu para se recuperar de lesão há duas semanas: Cristiane, Bia Zaneratto e Bruna Benites. A partir da semana que vem, mais seis jogadoras se juntam a elas e se concentram no interior paulista antes de partirem para a Europa.

A convocação final acontece na próxima quinta-feira (16) e definirá o elenco que corre em busca do título inédito do Brasil no Mundial e, no dia 21 de maio, o grupo parte para Portugal, onde se inicia o período de aclimatação, que terá duração de 15 dias.

Segundo Marco Aurélio Cunha, a escolha por Portugal foi por conta do idioma. Além disso, o coordenador também afirmou que os treinos, que acontecerão no Portimonense Sporting Clube, em Portimão, serão abertos ao público para que as jogadoras se sintam acolhidas. Lá, a equipe terá disponível estádio, centro de treinamento, academia e sala de fisioterapia.

No dia 05 de junho, a seleção deixa Portugal e segue para a França e chega em Grenoble para o primeiro confronto. No dia seguinte a partida, a seleção parte para Montpellier, onde ficará concentrada três dias até o segundo jogo, contra a Austrália, no dia 13 de junho, às 13h.

O quarto destino é Valenciennes para a disputa da última rodada da fase de grupos. O Brasil enfrenta a Itália, a partir das 16h, no dia 18 de junho. Em seguida, caso a seleção se classifique, há quatro possibilidades de destino a serem definidos.

Ocupando a 10ª posição do ranking da FIFA, a seleção brasileira chega à França com o desafio de conseguir um título inédito. O melhor resultado do Brasil foi em 2007, na Copa do Mundo da China, onde o Brasil ficou com a medalha de prata, após ser derrotado pela Alemanha, por 2 a 0.