<
>

Tour de France: Egan Bernal sobra contra Alaphilippe e é primeiro sul-americano campeão

O colombiano Egan Bernal é o campeão do Tour de France 2019.

Neste sábado, o ciclista de 22 anos garantiu a liderança geral após chegar em quarto lugar na 20ª etapa - vencida pelo italiano Vicenzo Nibali - e se tornou o primeiro sul-americano a ganhar a competição em toda a história.

Este ano, o percurso da penúltima etapa do tradicional torneio teve que ser reduzido por conta das condições climáticas no leste da França: das três montanhas que estavam programadas para os ciclistas passarem, apenas uma foi liberada pela organização da prova.

No dia anterior, um deslizamento de neve e lama já havia interrompido a 19ª etapa, na qual Bernal passou o francês Julian Alaphilippe e assumiu a camisa amarela, dada ao primeiro colocado no ranking geral.

Alaphilippe ficou em primeiro por 14 etapas seguidas e estava a caminho de quebrar um jejum de 34 anos sem um francês levar o título. Além dele, o compatriota Thibaut Pinot também vinha forte na briga pela primeira colocação, mas se machucou e teve que abandonar o torneio.

O Tour de France ainda terá seu último trecho neste domingo, na cidade de Paris. Apesar disso, o colombiano já está garantido como campeão, pois a 21ª etapa é apenas um passeio pela capital, não havendo chances de ultrapassagem entre os ciclistas.

Este ano, outro sul-americano já havia conquistado um título de expressão no ciclismo. O equatoriano Richard Carapaz foi o segundo do continente a vencer o Giro d’Itália.