A derrota antecipada do futebol brasileiro

Não importa o resultado de Brasil x Colômbia. Se o time canarinho avançar às semifinais e à decisão, nada mudará. O futebol brasileiro já tem uma derrota certa nesta Copa do Mundo, quando perdeu a chance de evoluir, de mostrar ao mundo algo além do "só importa vencer".
Não se trata de jogar bonito, mas apresentar algo marcante, um futebol bem jogado, técnico, de imposição, de competição. Algo que fosse bem diferente do que se viu nos quatro primeiros compromissos do time cebeefiano neste Mundial. E as declarações dos integrantes da comissão técnico deixam evidente que não têm capacidade para alcançar um alto nível.
A conquista de título é improvável, mas nunca alguém poderá dizer que é impossível diante da combinação entre a camisa amarela e jogadores nascidos no Brasil (ainda mais jogando em casa). Em 1998 Zagallo já era um técnico superado, sem plano tático e com um time recheado de ótimos valores, chegou à decisão. Ali foi trucidado pela melhor equipe, pelo conjunto francês.
É uma pena, mas com a volta de profissionais distantes das novas idéias que marcam o futebol, sem um jogo competitivo que explore o potencial dos jogadores, a seleção não avançou. Ela recuou. Se apoiando numa mentira chamada Copa das Confederações, quando jogou realmente bem apenas uma partida. E eles falam do torneio como se tudo tivesse sido excelente.
O título pode até ser alcançado por caminhos confusos, com a ajuda do impoderável. Mascararia um trabalho ruim, mostraria que o talento do jogador brasileiro é capaz de superar até um pífio comando técnico, como há 16 anos. Mas existe uma batalha que o nosso futebol já perdeu. A seleção joga tão mal quanto a maioria dos times que disputam nossas competições.
Ela poderia ser um novo modelo, mas não passa de uma cópia do que temos de pior.
Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br, de Brasília (DF)
A derrota antecipada do futebol brasileiro
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.