VÍDEOS: O Millwall e sua história de violência, os inimigos do West Ham

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira


Neste sábado, às 10h25, a ESPN vai mostrar, ao vivo, o duelo de maior rivalidade e violência do futebol inglês, outrora palco do hooliganismo. O ódio entre os fãs de West Ham United e Millwall já foi reproduzido no cinema, atrai as atenções em toda a Inglaterra e fora dela. Tanto que o duelo do primeiro turno, no New Dean, casa dos Lions, sequer teve transmissão pela TV. Coincidência ou não, após a bem sucedida operação policial realizada na ocasião, a exibição ao vivo da partida a ser disputada em Upton Park foi confirmada pela Football League.

Não haverá ingressos disponíveis para compra no dia do jogo, e apenas 1.436 foram disponibilizados para os torcedores do Millwall. Quem não tiver um bilhete sequer se aproximará do estádio. Um novo esquema especial de segurança é preparado para o jogo, após o sucesso alcançado no confronto de setembro do ano passado, quando não foram registrados incidentes entre os torcedores locais e os visitantes, dos Hammers.

A Polícia Metropolitana estará atenta na região de Newham, não apenas nos arredores do Upton Park, e em outros setores de Londres antes, durante e depois do cotejo. Homens especializados das forças de segurança trabalharão na identificação de encrenqueiros potenciais. Um porta-voz disse que não havia nenhuma informação até o momento que de sugerisse atos de desordem organizada planejados pelos rivais, e que a esperança (deles) é de que seja "um jogo de famílias".

Este blog já abordou a questão da violência entre os torcedores dos dois times em outros posts, como em 2009: clique aqui e leia. O West Ham é bem mais conhecido. Por frequentar a primeira divisão, ter maiores conquistas, jogadores importantes cedidos à seleção da Inglaterra campeã mundial em 1966 e ser o time de coração do baixista Steve Harris, do Iron Maiden. A fama de violentos dos seus seguidores também. Já o Millwall, pouco fez em sua história para merecer atenção. Pelo menos em campo. Mas a partir das arquibancadas, tem um histórico gigantesco de confusões, brigas e tumultos genralizados.

Millwall Bushwackers, também chamado de "F-Troop", é um dos mais antigos grupos de torcedores dos Lions, com um histórico de envolvimentos em incidentes em toda a Grã-Bretanha. Sua reputação de violência é grande e famosa, tanto que há tempos adotaram o lema: "No one likes us, we don't care", ou seja, "Ninguém gosta de nós, nós não nos importamos". Nos jogos, eles cantam (abaixo).

--------------------------------------------

No one likes us, no one likes us
No one likes us, we don't care!

We are Millwall, super Millwall
We are Millwall from The Den!

--------------------------------------------

No vídeo abaixo, torcedores chegam à estação Wembley Park para acompanhar o jogo com o Scunthorpe em maio de 2009, valendo o acesso à segunda divisão. Em tempo: o time perdeu e só obteve a promoção um ano depois, quando venceu o Swindon, novamente em Wembley.





Nesse longo currículo de brigas e confusões, três são marcantes, como a de 1978, quando o Millwall jogava contra o Ipswich Town pela FA Cup no velho The Den. O tumulto foi gigantesco e as brigas se espalharam ao redor do estádio antes mesmo de a bola rolar. Fãs do time visitante foram encurralados sob um pesado ataque de torcedores do Millwall, que neles atiravam tijolos e pedras. A luta continuou pelas arquibancadas e foi parar no gramado. Vários tipos de armas foram utilizadas no dia, como barras de ferro, facas e garrafas. Os Lions tiveram seu campo interditado por duas semanas. Além disso, durante dois anos o The Den não pôde receber partidas da FA Cup. O jogo terminou com outro massacre, este de bola: Ipswich 6 a 1! No vídeo abaixo, as imagens.




Em 1985 o Millwall jogava fora de casa, na cidade de Luton, ao norte de Londres, pela FA Cup. Hooligans dos Lions viajaram cerca de 80 quilômetros e a peleja contra o Luton Town (hoje na quinta divisão) foi suspensa pelo árbitro, David Hutchinson, um inspetor de polícia, depois de apenas 14 minutos. As arquibancadas do Kenilworth Road tiveram superlotação. Eram 17.470 pessoas no local onde hoje cabem pouco mais de 10 mil. Os torcedores praticamente transbordaram para o gramado. O jogo foi interrompido por 25 minutos até que a ordem foi retomada. Mas as hostilidades só aumentavam e quando o árbitro decretou o cancelamento do duelo as coisas pioraram.

Os Bushwackers, supostamente apoiados por outros grupos de hooligans, partiram para o confronto, com invasão do campo. Mais de 700 assentos foram arrancados e usados ​​como armas, 81 pessoas pararam no hospital, sendo 31 policiais. Após uma laje de concreto tê-lo atingido duramente na parte traseira de sua cabeça, o sargento Colin Cooke acabou sufocado. Foi socorrido por um colega, Phil Evans, que iniciou a respiração boca a boca, sendo atacado enquanto tentava salvar a vida do companheiro. Foram algumas das mais assustadoras cenas já vistas em jogos de futebol no Reino Unido. Quanto ao Millwall, foi multado em (ridículas) £ 7.500. Nos vídeos abaixo, a batalha.





Os torcedores do Millwall vinham, há pelo menos duas décadas, ocupando manchetes, amedontrando, espalhando o terror e alcançando seu maior objetivo: justamente toda esta fama. O que gerou, por exemplo, reportagens especiais até da BBC, como a do vídeo a seguir.




Eram os tempos mais violentos do futebol inglês, auge do hooliganismo, contornado em sua maior parte já nos anos 1990, quando da profunda reformulação nos estádios do Reino Unido. Mesmo assim, mais recentemente, em 2002, os fãs do Millwall mostraram do que são capazes. Era uma semifinal nos play-offs de acesso à Premier League. O Birmingham City apenas empatou (1 a 1) em seu estádio, o St. Andrews, e foi ao New Den, onde surpreendeu os Lions, 1 a 0.

A revolta dos torcedores do Millwall com a derrota explodiu pels ruas ao redor do estádio, com batalhas entre os Bushwackers e a polícia. Tijolos, pedras e fogos de artifício foram utilizados pelos hooligans, 45 policiais ficaram feridos e a ordem só foi reestabelecida após uma hora de pancadaria. Cerca de 900 fãs estiveram envolvidos no incidente, que danificou edifícios vizinhos e resultou em dois carros incendiados. Sete prisões foram registradas e policiais experientes de plantão naquela noite disseram ter sido uma das piores violências que já haviam visto.

Clube periférico, de trajetória tímida, frequentador de divisões que não formam a elite do futebol inglês, ainda assim o Millwall tem seu nome conhecido em toda a Grã-Bretanha. Para muitos representa uma praga social. Há quem defenda a tese de que o hooliganismo nasceu lá nos anos 1960. Em 26 de março de 1966, três meses antes de a Inglaterra ganhar sua primeira e única Copa do Mundo, Queen's Park Rangers e Millwall se enfrentaram no Loftus Road pela terceira divisão. O QPR goleou por 6 a 1. Uma moeda teria sido atirada das arquibancadas, acertando a cabeça de um jogador do time da casa. Confusão criada, cerca de 30 fãs Millwall invadiram o campo com o intuito de provocar a anulação da peleja.

Naqueles tempos não havia arame farpado, grades fortificadas e cordões de policiais. Invasão de campo eram algo simples, pois também não existiam as duras punuições hoje aplicadas em quem se atreve e pisar no gramado. No jogo seguinte, 1 a 0 sobre o Brentford, no The Den, bombas de fumaça foram lançadas e o Millwall voltaria a ganhar as manchetes. Um mês depois, em viagem, torcedores dos Lions brigaram com os do Oxford United, que impôs o placar de 3 a 1. Virou rotina. Gangues de hooligans surgiriam por toda a Inglaterra e por um bom tempo, cada jogo no campo do Millwall passou a receber até 400 policiais.

Hoje o hooliganismo está contido. Não há tantos brigões como no passado, consequência de um trabalho sério e de longo prazo feito pelas autoridades britânicas após décadas demonstrando incompetência para detê-los. Mas o movimento ainda existe. E sempre que há uma chance, eles aprontam. Em 2004, o Millwall foi à final da Copa da Inglaterra. Perdeu para o Manchester United, mas obteve uma vaga na Copa da Uefa. No jogo em Budapeste diante do Ferencváros, confusões entre torcedores dos Lions e policiais húngaros sem o costume de enfrentar tais torcedores (vídeos abaixo).






É preciso saber lidar com esses caras. Eles (ainda) são perigosos. Quando os dois times se enfrentaram em agosto de 2009 pela Copa da Liga Inglesa, em Upton Park, a polícia relaxou e não adotou as suas precauções habituais. Os rivais não se encontravam há quase quatro anos e meio. Resultado? Campo invadido e batalhas pelas ruas a noite toda. Em Londres, o correspondente dos canais ESPN, João Castelo Branco, entrevistou o ator ator Leo Gregory, que no filme "Hooligans" fez o papel de Bovver, integrante da ICF (Inter City Firm), torcida do West Ham, inimigos mortais dos Millwall Bushwackers.


Leo Gregory em Hooligans: ator de 33 anos conhece o tema
Leo Gregory em Hooligans: ator de 33 anos conhece bem o tema

João também apurou com um torcedor dos Hammers que uma briga estaria sendo marcada para um pub em Plaistow, a cerca de dois quilômetros de Upton Park. Situação idêntica acontece no filme, produzido em 2005. Se o confronto na vida real vai mesmo acontecer, só se saberá no sábado. Agendar brigas por pura diversão é algo que faz parte da, digamos, subcultura hooligan. "É o Clube da Luta da classe operária", disse Leo Gregory ao nosso repórter na Inglaterra, numa referência ao filme de David Fincher com Brad Pitt e Edward Norton. Nele, homens extravazam seus problemas cotidianos em pancadarias no Fight Club.

O ator inglês conhece bem o assunto, que teve de pesquisar bem, pois também trabalhou no ótimo filme "Cass", que conta a história do ex-hooligan Cass Pennant, líder da ICF da qual participou entre os anos 1970 e 1980 e que já escreveu livros sobre hooliganismo, como "Top Boys". Gregory interpretou Freeman nesta produção de 2008, e aparece no trailer abaixo.



  


Nos anos 1990 o clube adotou o lema "We Fear No Foe", algo como "Nós não temo nenhum adversário (ou inimigo)" A frase foi colocada, inclusive, abaixo do número, na parte de trás da camisa oficial do Millwall. Por tudo isso a preocupação dos ingleses com o duelo diante do West Ham. E também por isso muita gente quer ver o confronto deste sábado. Então, anote na agenda: ao vivo, às 10h25 começa a transmissão de West Ham United x Millwall Football Club pela ESPN. Imperdível!

Jogador dos Lions em campo: abaixo do número, a frase
Jogador em campo: abaixo, a frase


Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

VÍDEOS: O Millwall e sua história de violência, os inimigos do West Ham

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Palo Autuori pelo Athletico-PR
Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press

O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori.

Comentários

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Gustavo Grossi, CEO do River Plate, falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. 

Comentários

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Comentários

Equilibrar o time a partir de uma defesa mais segura, o desafio de Dome no Flamengo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça.


         
     
Comentários

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Bayern está na final da Champions
Bayern está na final da Champions ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading