Final da Copa do Brasil mostra como Brahma aprendeu com a Heineken
Como fazer para um patrocínio não cair em esquecimento? Na noite da última quarta-feira, a final da Copa do Brasil serviu para a Brahma mostrar que aprendeu com uma de suas maiores concorrentes, a Heineken, a trabalhar o patrocínio no futebol de forma a tocar a alma do torcedor.
A marca preparou uma festa diferente de qualquer uma já feita no mercado brasileiro para celebrar a conquista do título do Atlético Mineiro. Montou um bar no centro do gramado da Arena da Baixada em que os jogadores e comissão técnica do Galo foram “servidos” para comemorar o título, basicamente repetindo o gesto do torcedor atleticano pelo Brasil adentro.
Arrancada de Hulk, cobertura de Zaracho, bomba de Arana e mais: o top 5 do Atlético-MG na Copa do Brasil
Para isso, a Brahma precisou ter “a final perfeita”. A marca é patrocinadora não apenas da Copa do Brasil, mas também dos dois Atléticos. Assim, a festa foi “abraçada” por todos. Logicamente que o time vice-campeão não participou da iniciativa, mas a farra dos jogadores do Galo rendeu a ação que a marca precisava para reforçar seu novo posicionamento no futebol.
Desde o ano passado que a Brahma percebeu que é preciso fazer do patrocínio uma oportunidade de gerar novas experiências para o torcedor em vez de ser só um bom negócio de mídia. Durante décadas, a Brahma estacionou o dinheiro da ativação do patrocínio que já fazia no futebol nas placas de publicidade estática e na transmissão da TV.
Com isso, reforçou o status de “cerveja do futebol” no Brasil. Faltava à marca, porém, ir além nessa relação. A passividade da atuação contrastava diretamente com o patrocínio “pulsante” que a Heineken tem na Champions League, em que marca e competição são praticamente sinônimo.
A Brahma parece ter finalmente acordado para o real poder que o futebol tem para conectar o consumidor. Ser apenas uma marca que aparece por muitos minutos na televisão é interessante, mas com o passar do tempo ela vira só mais uma na mente das pessoas. O futebol é uma plataforma ilimitada para a inovação. É isso que faz o esporte ter cada vez mais patrocínio pelo mundo. É isso o que falta para um novo salto nos valores a serem arrecadados pelo futebol no Brasil.

Final da Copa do Brasil mostra como Brahma aprendeu com a Heineken
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.