Queda do Grêmio mostra como campo e financeiro não caminham juntos
O Grêmio conseguiu um feito. Foi o primeiro dos grandes clubes rebaixados em campo a não viver um caos fora dele. Desde a primeira queda do Fluminense, nos anos 90, passando pelos constantes rebaixamentos dos times de grande torcida nas duas primeiras décadas deste milênio, que a queda em campo sempre foi reflexo de uma total desordem na gestão do clube.
O rebaixamento gremista, porém, consolida a máxima de que campo e financeiro não caminham juntos. Para um time ser campeão, ele não precisa estar ordenado fora dele, vide o Corinthians no Brasileirão 2015. Um clube que devia parte dos salários aos atletas, mas que o grupo conseguiu se “blindar” e perseguir o objetivo de ser campeão, apesar do caos fora dele. Ou o Cruzeiro dos anos mágicos de 2013 e 2014, que ganhou tudo em campo, mas que começou a se complicar nas finanças, resultando na situação falimentar de hoje.
O começo trágico, o Gre-Nal e a queda na Arena: os momentos que marcaram o rebaixamento do Grêmio
O Grêmio tinha, fora de campo, todos os ingredientes necessários para dar muito certo em 2021. Havia sido vice-campeão da Copa do Brasil, estava com as contas equilibradas e projetava um Brasileirão de ouro, com as contratações de Rafinha e Douglas Costa. O que deu errado?

A gestão do departamento de futebol foi o grande caos gremista em 2021. A saída de Renato Gaúcho, que queira ou não havia projetado a montagem do time, causou um impacto negativo no todo. O time se perdeu, embora o clube estivesse muito bem ajustado.
Agora, na Série B, o Grêmio precisa ver de que forma o equilíbrio da gestão será mantido. As receitas vão cair, mas os custos seguirão os mesmos. É hora de ajustes. A tendência é que, se o fora de campo estiver ajustado, o dentro dele fluirá com certa facilidade.
Já que não houve tempo para planejar 2021, o Grêmio precisa organizar a gestão do time para ter um 2022 de retomada. O tempo de lamentar a queda já passou, é hora de começar o próximo ano para o gremista.
Queda do Grêmio mostra como campo e financeiro não caminham juntos
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.