Diário de viagem: Lazio x Roma em 13 fotos
I
Ingresso comprado para ser enviado ao Brasil custou, com a taxa de envio e de "operação" do site, salgados 400 reais. Ao receber o ingresso, uma semana antes do derby, a constatação do preço para compra em Roma: 25 euros, cerca de 65 reais.
I
Dia do jogo, sobre a ponte que cruza o rio Tevere, a poucos metros do estádio Olímpico: a chuva já ameaçava.
I
Sobre a mesma ponte, pouco mais de uma hora antes da partida, hora do lanchinho, com a birra Peroni e o panino di cotoletta alla milanese. Bom, apesar de inferior à qualidade média dos tradicionais panini italianos.
E a torcida (nesse caso, visitante) chegava.
Apesar de quase ter levado várias garrafadas na cabeça em meio a uma cena que parecia de guerra poucos metros antes de entrar no estádio, a revista do policiais foi pouco rígida. "Você está levando garrafas?". Bastou um "não" para ter a entrada liberada, sem que minha mochila fosse aberta.
Aqui não é fumaça, é chuva. Uma chuva impressionante que chegou a deixar em estado de alerta as autoridades romanas nos dias seguintes. Mas que não foi suficiente para adiar o jogo. E nem para molhar os torcedores, já que o Olímpico é coberto.
Queda de luz no primeiro tempo, espaço para show da torcida da Roma, com isqueiros e celulares. Em meio ao espetáculo visual, romanistas cantavam música, com a melodia de Guantanamera, destinada ao presidente da Lazio (mandante do jogo), Claudio Lotito: "Paga la luce, Lotito paga la luce! Paga la luce, Lotito paga la Luce" (pague a luz, Lotito, pague a luz...).
I
Intervalo de jogo, quando a Lazio já vencia por 2 a 1 (de virada) e tinha um jogador a mais, após (outra!) expulsão besta do romanista De Rossi. Era hora do licor de café, tradição em estádios italianos.
I
Durante todo o jogo, romanistas e laziales trocavam mensagens (não muito elogiosas) através de faixas exibidas nas duas curvas. As frases eram ora criativas e bem engraçadas, ora mais grosseiras. Muitas com conotação política. Nesta acima, escrita em dialeto romano e exibida pelos romanistas para os laziales, algo como: "Para que as pessoas entendam que você é desta cidade, você tira fotos ao lado do Coliseu" (o torcedor da Roma se considera, digamos, "mais romano" que o laziale).
I
Bandeiras, todo o tempo, eram agitadas dos dois lados. Embora o futebol italiano viva uma crise e o público nos estádios venha diminuindo, nos raros momentos em que os torcedores comparecem em peso a festa costuma ser até mais quente e animada do que em outras grandes ligas europeias como Inglaterra e Espanha.
Festa da torcida da Lazio, que acabaria vencendo a partida por 3 a 2.
Fim de jogo com festa de um lado, saída rápida do outro. No chão, muitos jornais e folhetos especiais sobre o derby, além de alguns álbuns de figurinha (legais, eu trouxe o meu) da Roma. Tudo distribuído gratuitamente na entrada do estádio.
I
Dia seguinte, em destaque numa livraria qualquer, três (!?) livros sobre Zdenek Zeman, o polêmico (e naquela semana derrotado) técnico da Roma.
E para quem não quer ficar só no futebol, publiquei algumas outras fotos de Roma lá no instagram.
Fonte: Gian Oddi, blogueiro do ESPN.com.br
Diário de viagem: Lazio x Roma em 13 fotos
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.