Herdeiro da Odebrecht que fatura na Olimpíada tem laços familiares com mulher de Nuzman
A empresa do herdeiro da Odebrecht que vem dando enxaqueca à organização dos Jogos tem laços familiares com a mulher do presidente do Rio 2016. Emílio Odebrecht Peltier de Queiroz não é só neto do fundador da construtora, é também da famíla do ex-marido de Márcia Peltier, atual mulher de Carlos Arthur Nuzman, a primeira-dama da Olimpíada. Para o comitê Rio 2016, a situação não configura conflito de interesse, pois eles não seriam parentes. O órgão afirmou, também, que a mulher do presidente não participa das contratações de serviços na organização.
Emilinho é primo de segundo grau do ex-marido de Márcia, Francisco Peltier de Queiroz, com que foi casada durante dez anos e teve duas filhas. Desde 1998 é casada com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que é também presidente do comitê Rio 2016, responsável pelos Jogos. O primo de segundo grau é um dos sócios da Team Food, empresa responsável pela alimentação do público no Parque Olímpico da Barra.
O código de ética do Rio 2016 expressa que familiares e pessoas com as quais os familiares mantenham estrito relacionamento pessoal não podem ser contratadas sem autorização de um diretor-executivo. Segundo o comitê, a contratação da Team Food foi avaliada pelo conselho Diretor, conselho Fiscal, diretoria de Compliance (que fiscaliza as regras) e passou pelo conselho externo. O fato de a empresa ser de pessoa ligada à primeira-dama não foi discutido e a Food Team foi aprovada por todos os envolvidos.

Nuzman, segundo a organização, também não participa das escolhas de fornecedores e prestadores de serviços.
"Todos os passos de compliance (avaliação das regras) foram seguidos. A Márcia não tem relacionamento próximo com a família do ex e ele não é parente", disse o diretor de comunicação, Mário Andrada.A Food Team, que tem entre os sócios os Peltier-Odebrecht, é responsável pela alimentação somente nos parques localizados na Barra da Tijuca, zona oeste. É onde se concentra a maior parte das arenas olímpicas e vem falhando na prestação do serviço desde o início do evento a ponto de o comitê ter tido de contratar às pressas food trucks para atender ao público. Brasileiros e estrangeiros enfrentaram filas imensas para compra bebidas e comida, além de falta de mercadoria e não emissão de nota fiscal. A situação no terceiro dia apresentou melhora com algumas mudanças operacionais.
A empresa, conforme revelado pelo Blog nesta segunda-feira, foi fundada junto da licitação do Maracanã, vencida pela Odebrecht. O estádio é um dos seus clientes. Os outros são a Arena Fonte Nova, em Salvador, e a Arena Pernambuco, em Recife. Todas erguidas pela construtora, com dinheiro público.
Outros notáveis
A Food Team impressiona também por outros sócios. Além do herdeiro da construtora, fazem parte da sociedade dois parentes de executivos do alto escalão da Odebrecht e até um ex-namorado da cantora Ivete Sangalo.
Escritório de amigo pessoal
Este não é o único caso de pessoas do relacionamento pessoal de Nuzman com contratos no comitê. Entre os prestadores de serviços do Rio 2016 está o escritório de um amigo pessoal do dirigente, o advogado Sérgio Mazzillo, que recebeu pelo menos R$ 18 milhões.
O escritório H.B. Cavalcanti e Mazzillo Advogados é um dos 11 contratados para serviços de advocacia da organização. Mas, somente ele, recebe 80% do total gasto com o setor. As informações fazem parte de documentos obtidos pelo blog, tratados como sigilosos pela entidade.
Perguntado, na época da publicação, sobre qual o papel do escritório na estrutura da Olimpíada, o Rio 2016 disse que não comentaria, por sigilo.
Veja resposta da empresa Food Team (enviada após a publicação da relação com a Odebrecht):
"A empresa Food Team esclarece que não tem nenhum vínculo societário com a Odebrecht SA.
A empresa é formada por quatro grupos com ampla experiência na área de alimentação e atendeu a todos os critérios técnicos solicitados na concorrência para a prestação desse serviço durante os Jogos Olímpicos. Esclarece ainda que a Food Team é apenas uma das fornecedoras do evento.
A empresa reitera ainda que está empenhada, juntamente com o Comitê Rio 2016, em solucionar todos os problemas operacionais de sua responsabilidade."
*Nota: inicialmente o Blog publicou que Emilinho era ex-enteado de Márcia Peltier, mas ele é, na verdade, primo de segundo grau do ex-marido da mulher de Carlos Arthur Nuzman.
Fonte: Gabriela Moreira, blogueira do ESPN.com.br
Herdeiro da Odebrecht que fatura na Olimpíada tem laços familiares com mulher de Nuzman
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.