Santos: Bustos sente-se envergonhado, mas a torcida está como?
Não, a culpa não é só do técnico. É também e principalmente dele.
Fabián Bustos treina mal o elenco do Santos, posiciona mal o time nos jogos, na hora de escalar, escala mal e quando tem que mexer, mexe mal. Santos não tem surpresas a apresentar para os adversários. Nenhuma. E num jogo grande como o de ontem, dia 22, isso pode custar caro. E custou: a eliminação (muitíssimo provável) da Copa do Brasil para um adversário que vinha cambaleando em seus jogos em casa (Fortaleza, Goiás, Juventude, São Paulo), eliminação que veio de um jeito humilhante (perdeu a partida por 4 a 0, com três gols apenas no primeiro tempo).
O Santos é um time pobre de ideias, que só joga no chuveirinho. Só. Quando precisa do dedo do treinador, ele não tem nada a apresentar. Tem cabimento estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, sendo amassado pelo adversário e voltar para o segundo sem NENHUMA alteração? Ele estava gostando do que viu? Acho que sim, eu, assim como você, não estava.
Pior do que isso foi ter falado, na entrevista após o jogo, que "foi uma vergonha, a maior da carreira dele", e que, se pudesse teria tirado de campo nove jogadores, pois pouparia, como disse, apenas Marcos Leonardo e o goleiro João Paulo. Atirou os jogadores aos leões. A culpa foi de vocês!, decretou Bustos na entrevista coletiva. Como isso vai cair no vestiário? O que os jogadores vão achar disso? Uma das liturgias do cargo é você jamais, repito, jamais, fazer o que Bustos fez: culpar nominalmente os jogadores por um desastre. Que se faça isso no vestiário; intramuros, jamais em público.
Um técnico sem ideias, perdido no cargo e que, muito provavelmente, perdeu a confiança dos jogadores.

Não há mais como mantê-lo no comando da equipe. Não deu química esse casamento, infelizmente, pois havia boa expectativa em relação ao seu trabalho depois do que fez no futebol equatoriano — trabalhos que ele cita para justificar sua capacidade.
Sim, Bustos foi bem no Equador, mas a exigência do futebol equatoriano é uma; a do Brasil é outra.
Vanderlei Luxemburgo, após conquistar seu quinto título brasileiro (Santos em 2004), foi contratado pelo Real Madrid. Cinco títulos brasileiros na bagagem. E o que aconteceu? Fez água; ou seja: foi demitido dos merengues com pouco menos de um ano no cargo, depois de ter sido eliminado da Champions nas oitavas de final (Juventus), na mesma fase da Copa do Rey (Valladolid) e ter tomado de três do Barcelona em pleno Santiago Barnabéu.
E foi demitido não apenas pelos resultados, mas principalmente por escalar mal e substituir mal.
A exigência do futebol brasileiro é uma; do europeu, é outra. O mesmo acontece em relação ao nosso futebol e o do Equador.
O que Bustos conhece de futebol, sua maneira de trabalhar, pode ser suficiente para outras plagas sul-americanas. Aqui, no Brasil a exigência é outra, assim como na Espanha é maior do que no Brasil.
Em tempo: dos últimos nove jogos, o Santos só venceu um. Cuidado, pois a Série B é logo ali.
Atuações
João Paulo — Sem culpa nos gols. Nota 5.
Lucas Braga — Perdido em campo. Nota 2.
Kaiky — Não pode ser titular de um time como o Santos. — Nota 1.
Bauermann — Sozinho na zaga, afundou-se no mar de mediocridade. — Nota 3.
Lucas Pires — Há alguns jogos eu já alertei para a queda de rendimento do garoto. — Nota 1.
Fernández — Igualmente perdido em campo. — Nota 1.
Sandry — Malemolente — Nota 1.
Zanocelo — Além de jogar mal, deixou o time na mão ao ser expulso. Nota 0.
Baptistão — Incrivelmente apático. Nota 1.
Marcos Leonardo — Perdeu um gol incrível, mas de resto nada pode fazer, pois a bola não chegou a ele. Nota 3.
Julio — Sem comentários. Nota 0.
Felipe Jonatan — Já deu, né? Nota 1.
Camacho — Não acrescentou nada. Nota 2.
Ângelo — Joga com a cabeça baixa e por isso tem dificuldades de ver o que está acontecendo ao seu redor. Nota 2.
Bruno Oliveira — Idem. Nota 2.
Rwan — Jogou pouco tempo. Sem nota.
Santos: Bustos sente-se envergonhado, mas a torcida está como?
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.