Corinthians? Que nada, a surpresa do Brasileiro é o Santos
Melhor ataque e melhor defesa do Brasileiro, segundo colocado na competição. O Santos é a grande surpresa do torneio depois de suas primeiras cinco rodadas.
Os santistas marcaram dez gols no campeonato (único time a ter dois dígitos) e sofreram quatro (melhor marca ao lado de Corinthians, Bragantino, Internacional e Flamengo).
Alguém esperava isso? Nem eu.
O Santos é um dos melhores times do Brasileiro? No momento, sim; numa análise mais profunda, não.

Muito desses números tem a ver com a goleada imposta ao Cuiabá nesse domingo (8) por 4 a 1, na Vila Belmiro, resultado esse que fez o técnico Fabián Bustos conquistar sua quinta vitória consecutiva como mandante ou, se você preferir, cem por cento de aproveitamento como anfitrião desde que o argentino assumiu o comando técnico.
Na goleada diante do Cuiabá (até então a melhor defesa do campeonato com apenas dois gols sofridos e cem por cento de aproveitamento como visitante), o Santos surpreendeu pela sua eficiência, pois foi cirúrgico no tempo em que durou a partida. Foi efetivo quando teve que ser, sofreu quando teve que sofrer.
E em nenhum momento mostrou fraqueza; ao contrário.
A vida num campeonato tão intenso como o Brasileiro não é fácil. A competição é fogo, todos nós sabemos. É um parto, pois dura cerca de nove meses. Os que estão na frente hoje podem estar na rabeira amanhã. É preciso saborear os momentos e ter a clareza de que o futuro ninguém sabe.
O Brasileiro é complicado. Paro ganhá-lo, é preciso ter elenco (o Santos não tem), um time bem estruturado (o Santos não tem), um treinador acima da média (o Santos pode ser que o tenha, mas isso não sabemos no momento) e a casa em ordem (isso o Santos tem).
Dá pra ser campeão? Nem pensar, pois há times que têm tudo isso e que não estão nos holofotes e que amanhã poderão desfrutar destas luzes que o Santos desfruta no momento. Mas...
Do jeito que o campeonato começou, o Santos mostra, principalmente aos seus torcedores, que a disputa não será lá em baixo. Ela tem tudo para ser lá em cima. E pela primeira vez na governança de Andrés Rueda, pois desde que o atual presidente assumiu o Santos disputou campeonatos para não ser rebaixado.
Agora pode ser diferente.
E a torcida terá papel importante: é necessário tirar a bunda do sofá e ir para o estádio fazer o seu papel. Sete mil pessoas na Vila Belmiro são inaceitáveis. Os jogadores, a comissão técnica e todos que estão envolvidos no futebol estão cumprindo o papel que lhes cabe. A torcida precisa fazer o dela. Se isso acontecer, o campeonato terá outro sabor.
Atuações
João Paulo — Sem culpa no gol. E não fez nada demais durante a partida. Nota 6.
Madson — Assistência para o primeiro gol e boa qualidade. Nota 6.
Velázquez — Partida segura. Nota 6.
Bauermann — Idem. Nota 6.
Lucas Pires — Precisa melhorar a defesa. O gol do Cuiabá saiu em um vacilo seu, meu caro. Nota 4.
Rodrigo Fernández — Defendeu e atacou com precisão e muita luta. Nota 8.
Zanocelo — Pouco produziu. Nota 4.
Baptistão — Jogou pra burro! Nota 8.
Goulart — Apático. Nota 3.
Julio — Começou como Ribery e terminou como... deixa pra lá. Nota 2.
Marcos Leonardo — Continua apanhando da bola, mas pelo menos está fazendo gols. Nota 5.
Lucas Braga — Burocrático. Nota 3.
Sandry — Invisível novamente. Nota 2.
Camacho — E daí? Nota 4.
Angulo — Um gol e uma assistência. Sensacional. Nota 8.
Rwan Seco — No meu time seria titular. Nota 8.
Corinthians? Que nada, a surpresa do Brasileiro é o Santos
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.