Ninguém esperava, mas Santos vence América e assume liderança do Brasileiro
Foi o melhor jogo do Santos sob o comando de Fabián Bustos. A vitória de 3 a 0 diante do América-MG, neste domingo (24), justificou finalmente o período em que o treinador argentino ficou com o time. Até então, as duas semanas de intertemporada foram infrutíferas, pois o time jogou mal até mesmo quando venceu.
Neste domingo, não; neste domingo, o time dominou os mineiros do começo ao fim do jogo e poderia ter feito mais do que três gols. Mas melhor do que a atuação ofensiva foi a defensiva, o grande calcanhar de aquiles do time. O Santos foi consistente atrás, a ponto de o goleiro João Paulo, o herói santista dos últimos jogos, ter quase que passado despercebido diante dos pouco mais de 10 mil torcedores que estiveram na Vila Belmiro (ótimo público para os padrões santistas) e de outros tantos que assistiram pela televisão.
Santos vence América-MG com dois gols de Zanocelo e um de Marcos Leonardo na Vila Belmiro; VEJA
Maicon, novamente, comandou a defesa. Seguro, bem posicionado, tempo de bola perfeito, ótimo no jogo aéreo; enfim, foi o baluarte da zaga santista. E foi bem coadjuvado por Bauermann. Os laterais (Madson e Lucas Pires) mostraram-se igualmente firmes.
Com uma zaga eficiente, muito bem protegida por Rodrigo Fernández, o time encheu-se de coragem para atirar-se à frente, ciente de que atrás a rapaziada iria garantir. E a vitória foi construída assim: atacantes audaciosos, meio-campo seguro e criativo, todos contagiados pela solidez defensiva.
Um, dois, três. A zero. E o Santos assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, algo que não ocorria desde 2019, quando o time era dirigido por Jorge Sampaoli.
Quanto tempo vai durar? Ninguém sabe. Mas, como disse o poeta Vinícius de Moraes em seu "Soneto de Fidelidade", que seja infinito enquanto dure.
Ah, sim, ninguém imaginava que isso pudesse ocorrer.
Ninguém.
Atuações
João Paulo — Duas defesas e mais nada. Pouco para quem está acostumado a fazer uma dúzia delas por partida. Nota 7.
Madson — Ninguém se criou pelo seu setor. E melhorou no apoio. Nota 7.
Maicon — O primeiro-ministro que o Santos tanto precisava. Nota 9.
Bauermann — O consigliere perfeito para Maicon. Nota 8.
Lucas Pires — Seu melhor jogo como titular do time adulto. Perfeito no apoio e na marcação. Nota 9.
Rodrigo Fernández — Mais uma grande atuação, ótimo na proteção à zaga e no auxílio ao ataque. Nota 8.
Zanocelo — Dois gols e muita eficiência com a bola nos pés. Nota 9.
Leo Baptistão — Dá a velocidade que o time precisa. Desperdiça poucas bolas. Nota 8.
Ângelo — Precisa melhorar seu repertório de dribles, atacar mais as linhas e ser mais rápido. E, claro, fazer gols, pois é atacante. Nota 6.
Marcos Leonardo — Foi muito bem na cabeçada que originou o primeiro gol. Na sequência, perdeu um gol incrível. Vamos ver como será nas próximas partidas. Nota 8.
Julio — Horrível! Nota 2.
Lucas Braga — Ainda alheio ao jogo. Apenas uma boa jogada, já perto do final da partida. Nota 3.
Marcos Guilherme — Por que joga se será dispensado? Por que ele e não Lucas Barbosa? Nota 2.
Angulo — Atrapalhado. Nota 2.
Ricardo Goulart — Longe daquele jogador que a gente sabe que ele é. Nota 3.
William Maranhão — Pouco jogou. Nota 2.

Ninguém esperava, mas Santos vence América e assume liderança do Brasileiro
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.