Edu Dracena se apresenta no Santos nesta quarta-feira e lutará contra o tempo
Edu Dracena se apresenta nesta quarta-feira pela manhã (27) no Santos. Ele será, a partir de agora, o responsável pelo futebol do clube. No organograma, o executivo de futebol em substituição a André Mazzuco, que foi demitido nesta terça-feira (26). Junto com ele sai também Jorge Andrade, que ocupava o cargo de gerente de esportes, que ficará vago. E não há mesmo necessidade alguma de se contratar outra pessoa para esta gerência, uma vez que o clube está em estado de pobreza, como todos sabem. Economizar em tempo bicudos é sempre bom.
Dracena vai cuidar do que precisa ser cuidado, mas, é claro, vai sentir a situação para dar seus primeiros passos. Nesta quarta-feira, dividirá seu tempo com jogadores e comissão técnica, que estão concentrados no CT. Vai também se reunir com o presidente Andrés Rueda e membros do Conselho Gestor. À noite estará na Vila Belmiro para assistir o jogo contra o Fluminense, às 19h.
Como disse no texto de ontem, repito agora: Dracena não chegará tomando decisões drásticas — até porque elas já foram tomadas por Rueda com as demissões de Mazzuco e Andrade.
Sormani elogia Felipe Melo no Palmeiras, sugere ida ao Santos e diz: 'Mercado não vai faltar'
Opinião
A partir de agora, não informo mais, a partir de agora eu vou opinar. Vamos lá, então...
Na minha opinião (repito, é minha opinião e não informação), Dracena deveria trocar o técnico Fábio Carille. A fragilidade tática do Santos é assustadora. O time já é ruim, pois os jogadores em sua grande maioria são fracos tecnicamente. Sendo assim, quando você junta um técnico ruim com jogadores ruins, a coisa fica pior ainda. É o caso.
A performance de Carille no Santos é desprezível. Em nove partidas, obteve apenas uma vitória. Perdeu quatro jogos e empatou outros quatro. Desempenho de medíocres 25,9%. A defesa (que diziam ser especialidade de Carille) sofreu dez gols (média de mais de um gol por jogo) e o ataque (que sempre foi o cartão de visitas do Santos) anotou apenas três (um funcionamento infame, de constranger até mesmo o mais tolerante de todos os tolerantes torcedores).
O Santos em campo não pode ser qualificado nem mesmo como um bando, pois um bando tem objetivos, por mais perniciosos que sejam. O Santos de Carille é uma ameba, pois não faz mal a ninguém. Não existe.
Não sei até que ponto Dracena, que trabalhou com Carille no Corinthians, pode ajudar o treinador a mudar este cenário desolador. Até porque não é função do executivo de futebol treinar e escalar o time. Dracena tem que pensar em outras coisas também. Quem tem que fazer isso é Fábio Carille. É claro, como disse no texto passado, que Dracena estará o tempo todo com todos. Estará no CT antes, durante e depois dos treinamentos. Estará nos vestiário antes, durante e depois das partidas. Isso será importante, pois uma coisa era o grupo e a comissão técnica olhar para André Mazzuco; outra coisa é olhar para Edu Dracena. Mas ele não vai treinar o time e nem escalá-lo. E nem dirigi-lo nos jogos. Isso é com Carille.
Você confia no Carille? Nem eu.
Tempo
Como tenho dito, ainda dá tempo. Como Carille vai dirigir o time nesta quarta-feira contra o Fluminense, não faltarão mais onze jogos para evitar o inédito e embaraçoso rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Faltarão, depois que o jogo contra o Fluminense acabar, dez jogos. Mas ainda dá tempo.
E tempo é o que Dracena precisa para sentir o ambiente. Mas não terá o tempo necessário para isso. Terá que ser rápido. Terá que ser cirúrgico. Isso porque Andrés Rueda e seus pares de Conselho Gestor, esperaram 27 (na verdade 28) rodadas para tomar uma decisão que deveria ter sido tomada assim que o Campeonato Paulista terminou e o Santos se livrou do rebaixamento (isso mesmo, rebaixamento no Campeonato Paulista!) na última rodada. Rueda e seus pares de CG demoraram 28 rodadas ou quase seis meses para agir, para tomar uma atitude contra o desgraçamento em que o time se encontrava e era visível a todos.
Não foi por falta de aviso. Este blog e vários outros jornalistas alertavam Rueda para o absurdo de se ter como braço direito Jorge Andrade e André Mazzuco. Agora eles correm contra o tempo.

Edu Dracena se apresenta no Santos nesta quarta-feira e lutará contra o tempo
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.