<
>

Lockout MLB: tudo o que você precisa sobre o entrave trabalhista entre jogadores e liga

Acordo coletivo de trabalho entre a Major League Baseball e a Major League Baseball Players Association expirou. Essa é a nona paralisação da história do esporte


Bem-vindo ao fim do beisebol... por um tempo, pelo menos.

Às 23h59 (horário local) da quarta-feira, o acordo coletivo de trabalho entre a Major League Baseball e a Major League Baseball Players Association expirou. Às 00h01 (horário local) de quinta-feira, a liga informou aos jogadores que os havia bloqueado, dando início à primeira paralisação do jogo em mais de 25 anos.

As partidas da MLB você assiste AO VIVO com transmissão pela ESPN no Star+.

Então, o que isso significa para o resto da entressafra? Quanto tempo vai durar? Quais são os pontos críticos nas negociações? E o que é um bloqueio, afinal?

Jesse Rogers, especialista em beisebol da ESPN, aborda essas questões e muito mais.

Como chegamos até aqui? O que é um bloqueio - e por que agora?

O último acordo entre a Major League Baseball e a MLBPA foi negociado em 2016. O atual acordo coletivo de trabalho cobre tudo, desde quanto tempo a temporada vai durar até que tipo de diária os jogadores recebem. Também aborda a economia do jogo, como agência livre e arbitragem. E terminou à meia-noite. Os proprietários bloquearam os jogadores, na esperança de empurrar o sindicato para um estado de negociação mais urgente. É essencialmente a antítese de uma greve de jogadores. Como os jogadores não são pagos na entressafra, nem há jogos, não há nada para eles rebaterem. Em vez disso, a liga optou por interromper todas as atividades dos jogadores no que se refere às suas equipes. Sem contratações de agente livre, sem uso das instalações da equipe.

Quanto tempo se esperar que o bloqueio dure? Há risco de perda de jogos no próximo ano?

Sim, jogos poderiam ser perdidos. Essa é sempre uma possibilidade quando ocorre uma paralisação do trabalho, mas faltando três meses para o início da temporada regular, seria chocante se 2022 não tivesse um total de 162 jogos. Há uma chance de que o treinamento de primavera não comece na hora certa, usando esse período como um prazo suave para forçar a resolução de alguns problemas, mas estamos longe de que isso aconteça. Os lados já perderam muito dinheiro durante a pandemia. Qualquer coisa abaixo de uma temporada completa seria outro golpe devastador para o esporte, tanto do ponto de vista econômico quanto de relações públicas.

Qual o principal obstáculo nas negociações entre proprietários e jogadores?

Econômico. Os jogadores sentem, com o surgimento de análises dentro da linha de frente, que cada vez menos jogadores de segunda e terceira camadas estão sendo pagos quando finalmente se tornam agentes livres após seis anos de serviço na liga principal, que geralmente é quando um jogador faz 30 anos ou muito perto disso. Em geral, os jogadores gostariam de ser pagos mais cedo, porque é quando estão no auge. O sistema também favorece a manutenção dos atletas nas ligas menores por várias semanas extras para diminuir o tempo de serviço na liga principal. Os jogadores odeiam isso. Além disso, eles sentem que o ciclo de reconstrução das equipes (também conhecido como tanques) está limitando as folhas de pagamento. Eles gostariam de uma certa 'mureta de proteção' dentro do sistema para evitar esses ciclos. Uma coisa boa para os jogadores: enquanto não houver teto salarial, o sistema sempre pagará o melhor dos melhores - algo que a liga gosta de enfatizar. Os proprietários nem mesmo ofereceram um limite rígido durante as negociações.

O que o bloqueio significa para a agência gratuita e os negócios? As reuniões de inverno serão canceladas?

Tudo para - exceto que as equipes ainda podem falar umas com as outras. É concebível que as negociações possam ser consumadas durante o bloqueio, mas não anunciadas até que ele termine. A parte da liga principal das reuniões de inverno, marcada para a próxima semana, foi cancelada. Não faria muito sentido realizar as reuniões, uma vez que os agentes não podem se reunir com as equipes. Na verdade, o pessoal da equipe não tem permissão nem para falar com a mídia sobre jogadores em escalações de 40 jogadores durante o bloqueio. (O lado da liga secundária das reuniões continuará.) Os exames antidoping fora da temporada também serão interrompidos e retomados assim que um novo CBA for ratificado.

Quem são as principais figuras de cada lado da mesa de negociação?

O antigo grande campeão Tony Clark é a cara do sindicato dos jogadores, enquanto o comissário Rob Manfred é o mesmo para a liga. Muita negociação é feita por seus tenentes, principalmente os advogados Dan Halem para a liga e Bruce Meyer para os jogadores. Alguns proprietários participam das reuniões, enquanto a diretoria do sindicato é formada por oito atletas: Max Scherzer, Marcus Semien, Gerrit Cole, Francisco Lindor, Jason Castro, Zack Britton, Andrew Miller and James Paxton.

Quanta animosidade existe?

Talvez animosidade seja uma palavra muito forte. Definitivamente há uma desconexão. A liga acredita que os jogadores de beisebol da liga principal têm o melhor sistema entre todos os sindicatos esportivos profissionais - começando com o beisebol sem um teto salarial rígido - mas está aberta a alguns ajustes. Os jogadores querem mudanças mais dramáticas, começando com o fim do ciclo de reconstrução. Parte da retórica das negociações de pandemia do verão passado provavelmente está moldando a percepção do público sobre isso, mas pelo menos os lados estão conversando. Está tudo de boa fé no momento? Talvez não, mas eles acabarão por descobrir.

Quais são as datas principais a serem observadas enquanto o bloqueio continua?

Nem todas as equipes anunciaram as datas do relatório de treinamento da primavera ainda, mas vamos usar 1º de fevereiro como um prazo flexível para que os acampamentos sejam abertos um pouco mais tarde naquele mês. Mesmo se houver uma confusão, isso permitiria tempo suficiente para os jogadores chegarem onde precisam estar. A boa notícia é que, além das reuniões de inverno, o calendário do beisebol é bastante claro em dezembro e janeiro, então não é como se o desligamento impactasse os jogos ou eventos. Essencialmente, os lados têm até dois meses para descobrirem isso antes que os problemas comecem a surgir. Adiar o início do treinamento de primavera pode significar perder jogos, o que significa perder dinheiro. A dinâmica entre os lados pode ficar desagradável nesse ponto - se já não estiver.

Quais são as mudanças mais radicais no jogo que poderíamos ver como resultado de um novo CBA?

Vamos iniciar com uma pós-temporada expandida.

Qual lado tem mais probabilidade de conseguir o que deseja?

O sistema não resultará em uma vitória para os jogadores, mas em termos de fazer algumas coisas andarem a seu favor, eles devem acabar com algo para ficarem felizes. Pode ser na forma de um sistema de arbitragem revisado, o rebatedor designado na Liga Nacional, um limite de imposto de luxo mais alto ou uma rota mais rápida para a agência gratuita. Eles simplesmente não vão conseguir todas essas coisas.