<
>

MLB faz correção histórica e dá status de 'grande liga' para as Negro Leagues

A Major League Baseball reclassificou as "Negro Leagues" como uma "grande liga" e contará as estatísticas e registros de seus 3.400 jogadores como parte da história.

A MLB disse nesta quarta-feira que estava "corrigindo um descuido de longa data na história do jogo", elevando as Negro Leagues no centenário de sua fundação.

As Negro Leagues consistiam em sete ligas, e a MLB incluirá registros desses torneios entre 1920 e 1948. Elas começaram a se dissolver um ano depois que Jackie Robinson se tornou o primeiro jogador negro da MLB com o Brooklyn Dodgers em 1947.

Essas ligas foram excluídas em 1969, quando o Comitê Especial de Registros de Beisebol identificou seis grandes ligas oficiais datadas de 1876.

"É a opinião da MLB que a omissão do Comitê das Negro Leagues em 1969 foi claramente um erro que exige a designação de hoje", disse a MLB em um comunicado.

A MLB também disse que considerou contribuições do Hall da Fama do Beisebol, do Grupo de Pesquisadores e Autores das Negro Leagues e estudos de outros autores e pesquisadores do beisebol.

A liga trabalhará com o Elias Sports Bureau para revisar as estatísticas e registros das Negro Leagues e descobrir como incorporá-los à história da MLB.

"Todos nós que amamos o beisebol sabemos há muito tempo que as Negro Leagues produziram muitos de nossos melhores jogadores, inovações e triunfos contra um pano de fundo de injustiça", disse o comissário da MLB, Rob Manfred, em um comunicado. "Estamos agora gratos por contar com os jogadores das Negro Leagues a que pertencem: como uma grande liga dentro do registro histórico oficial”.

Bob Kendrick, presidente do Negro Leagues Baseball Museum em Kansas City, também elogiou a decisão que foi tomada nesta quarta-feira.

"O Negro Leagues Baseball Museum está contente em ver este merecido reconhecimento das Negro Leagues. Na mente dos fãs de beisebol em todo o mundo, isso serve como uma validação histórica para aqueles que foram afastados das grandes ligas e tiveram a visão e a coragem de criar sua própria liga que ajudou a mudar o jogo e também o nosso país", disse Kendrick em um comunicado.

"Este reconhecimento é uma homenagem aos corajosos proprietários e jogadores que ajudaram a construir este empreendimento excepcional, e destaca o imenso talento que deu origem às Negro Leagues”.