<
>

Semana MLB: Ranking das séries de divisão

Mark Cunningham/MLB Photos via Getty Images

As séries de wildcard foram menos empolgantes do que se imaginava. Tivemos jogos apertados em Minnesota Twins x Toronto Blue Jays e Milwaukee Brewers x Arizona Diamondbacks, mas todos os quatro confrontos terminaram com mini-varrida, 2 a 0 para um dos lados. O que acabou deixando a última quinta como um dia a mais sem nenhuma partidinha de beisebol.

Mas agora começam as Séries de Divisão, equivalente às semifinais de cada liga. Confrontos em melhor de cinco, já trazendo as melhores campanhas da temporada regular para a conversa.

Para dar um resumo do que esperar de cada jogo, vamos trazer algo diferente: um ranking dos confrontos mais interessantes. Não há um critério muito claro, mas apenas o apelo geral da partida. E é série de divisão, aí estão os oito melhores times do ano na MLB. Então, todas as partidas são interessantes a seu modo.

4 - HOUSTON ASTROS x MINNESOTA TWINS

Duas equipes que ganharam suas divisões, mas estiveram longe de encantar. Os Astros são os atuais campeões e têm uma dinastia na Liga Americana, mas não conseguiram deslanchar na temporada. O ataque foi errático, dependendo muito de Yordan Álvarez e Kyle Tucker, e o time sofreu com lesões de arremessadores importantes. Acabou levando a divisão no último dia da temporada regular.

Os Twins tiveram uma temporada quase despercebida, tamanha a sua superioridade diante dos adversários de divisão. A classificação foi tranquila, mas isso também fez que o time não fosse exigido. Mas apresenta uma evolução clara nos seus arremessadores e tem em Carlos Correa (ex-Astros, uma atração do confronto) um líder que eleva o nível dos companheiros em playoffs.

Para os otimistas, é importante registrar que o Houston talvez tenha sofrido de falta de engajamento do elenco para mais uma longa temporada regular, e o nível de jogo pode subir no mata-mata. E o Minnesota, que despertava desconfiança por ter feito poucas partidas com pressão ao longo do ano, soube bater de frente contra o talentoso time do Toronto Blue Jays e conseguiu uma merecida classificação.

3 - LOS ANGELES DODGERS x ARIZONA DIAMONDBACKS

Há um charme especial quando dois times da mesma divisão se encontram nos playoffs, mas não há um histórico de rivalidade tão grande entre Dodgers e Dbacks. Além disso, as duas equipes não tiveram uma real disputa na temporada, e muita gente acha que essa é a série com maior chance de varrida (em favor dos angelenos) dessa fase. Mas há uma esperança de termos um confronto legal.

Apesar de tecnicamente muito superiores, os Dodgers estão com muitos desfalques na rotação. Dos abridores, apenas Clayton Kershaw é confiável, e ainda assim é um jogador com histórico de muita oscilação em playoffs. Se os arremessadores do Arizona (sobretudo Zac Gallen e Merrill Kelly) conseguirem limitar o ótimo ataque californiano, é possível que tenhamos confrontos equilibrados. Até porque os Diamondbacks mostraram poder de recuperação na fase anterior, contra o favorito Milwaukee Brewers.

2 - BALTIMORE ORIOLES x TEXAS RANGERS

Duas franquias que não se classificavam há alguns anos para os playoffs (ambos desde 2016), tiveram temporadas terríveis há pouco tempo (foram as duas piores campanhas de toda a MLB em 2021), mas cresceram demais e chegam com força. Os Orioles apostando em um grupo jovem e talentoso, que arremessa muito bem e tem jogadores-chave no ataque. Os Rangers também têm seus nomes formados em casa, mas investiu forte em contratações e conta com rebatedores muito perigosos.

Não há rivalidade especial entre essas equipes, mas a sensação é de que teremos partidas espetaculares, com torcidas muito quentes devido ao tempo em que não viam jogos de beisebol em outubro.

1 - ATLANTA BRAVES x PHILADELPHIA PHILLIES

É “a” série que todos esperavam para esta fase. Primeiro, são rivais de divisão. Segundo, o confronto reúne o melhor time da MLB no geral com uma equipe que pode ser vista como a mais perigosa para o cenário de playoffs. Terceiro, elas se enfrentaram no ano passado, e fica um sabor de revanche no ar.

Os Braves têm um time que parece irresistível. Há talento em todas as áreas, ataque, defesa e montinho (abrindo e bullpen). Mas o elenco teve algumas baixas por lesão, e a rotação parece vulnerável neste momento. É a brecha que os Phillies podem encontrar.

O Philadelphia tem seus problemas, como uma rotação pouco confiável nos seus arremessadores 4 e 5, uma defesa sujeita a chuvas e trovoadas e um ataque que muitas vezes conta demais com dois ou três rebatedores. Para temporada regular, é problema. Para playoff, nem tanto. Só com três arremessadores confiáveis na rotação, mais três no bullpen e rebatedores que não somem em jogos grandes é possível ser altamente copeiro. E é assim que os Phillies bateram o Atlanta nos playoffs do ano passado (3 a 1) e podem aprontar de novo neste ano.

PROGRAMAÇÃO #MLBnaESPN

Sábado, 7/out
14h - Texas Rangers x Baltimore Orioles, jogo 1 (Star+)
17h30 - Minnesota Twins x Houston Astros, jogo 1 (ESPN 3 e Star+)1
19h - Philadelphia Phillies x Atlanta Braves, jogo 1 (Star+)
22h - Arizona Diamondbacks x Los Angeles Dodgers, jogo 1 (ESPN 2 e Star+)

Domingo, 8/out
17h - Texas Rangers x Baltimore Orioles, jogo 2 (Star+)
21h - Minnesota Twins x Houston Astros, jogo 2 (Star+)

Segunda, 9/out
19h - Philadelphia Phillies x Atlanta Braves, jogo 2 (ESPN 4 e Star+)
22h - Arizona Diamondbacks x Los Angeles Dodgers, jogo 2 (ESPN 4 e Star+)

Terça, 10/out
17h - Houston Astros x Minnesota Twins, jogo 3 (ESPN 4 e Star+)
21h - Baltimore Orioles x Texas Rangers, jogo 3 (ESPN 4 e Star+)

Quarta, 11/out*
15h - Houston Astros x Minnesota Twins, jogo 4 (ESPN 2 e Star+)
18h - Atlanta Braves x Philadelphia Phillies, jogo 3 (ESPN 4 e Star+)
20h - Baltimore Orioles x Texas Rangers, jogo 4 (ESPN 2 e Star+)
22h - Los Angeles Dodgers x Arizona Diamondbacks, jogo 3 (ESPN 4 e Star+)

Quinta, 12/out*
18h - Atlanta Braves x Philadelphia Phillies, jogo 4 (ESPN 3 e Star+)
22h - Los Angeles Dodgers x Arizona Diamondbacks, jogo 4 (ESPN 3 e Star+)

Sexta, 13/out*
17h - Minnesota Twins x Houston Astros, jogo 5 (ESPN 3 e Star+)
21h - Texas Rangers x Baltimore Orioles, jogo 5 (Star+)

Sábado, 14/out
19h - Philadelphia Phillies x Atlanta Braves, jogo 5 (ESPN 2 e Star+)
22h - Arizona Diamondbacks x Los Angeles Dodgers, jogo 5 (ESPN 2 e Star+)

*A partir dos jogos 4, é sempre possível que eles não sejam realizados por definição prematura da série. Nesses casos, é possível que as outras partidas do dia tenham seus horários alterados para acomodar melhor as necessidades do público e da TV americana

Obs: Horários de Brasília. Grades sujeitas a alteração