<
>

Gustavo De Conti, do Flamengo, é anunciado como novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete

play
A rima do Flamengo campeão do mundo! Bruno Vicari mostra improviso e empolga Adílio no SportsCenter (2:03)

CLIQUE AQUI e assista ao melhor do futebol pela ESPN no Star+ (2:03)

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB), anunciou, nesta segunda-feira (20), a contratação do técnico Gustavo De Conti, que irá assumir a seleção brasileira masculina. O principal objetivo do novo treinador será levar o Brasil para as Olimpíadas de Paris 2024, após a ausência no torneio de Tóquio.

Gustavo iniciou a carreira de técnico de basquete em 1997, nas categorias de base do Ypiranga, ainda quando era jogador do Paulistano, clube que, posteriormente, comandou na base e no profissional. Atualmente, é treinador do Flamengo. Apesar de aceitar o desafio de comandar a seleção, Conti seguirá no Rubro-Negro.

“Agradeço ao presidente Guy pelo convite e ao Flamengo pela liberação para seguir no clube e treinar também à Seleção. É a realização de um sonho e um desafio na minha carreira. Desde que comecei como treinador de basquete, nas categorias de base do Ypiranga e depois no Paulistano, por quase 24 anos de carreira, trabalhei com esse objetivo. Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo”, afirmou em entrevista ao site da CBB.

Conti será o primeiro treinador brasileiro da seleção após 13 anos. Neste período, o Brasil foi comandado pelo espanhol Moncho Monsalve e pelo croata Aleksandar Petrovic.

Como técnico da equipe principal do Paulistano, Conti conquistou um título da NBB, um Campeonato Estadual, e foi bicampeão da Copa Super 8. Já pelo Flamengo, levantou dois títulos nacionais, três Cariocas e uma Liga dos Campeões da América. O treinador de 41 anos já foi eleito o melhor técnico do Brasil em quatro oportunidades (2014, 2017, 2018 e 2021).

“Gustavo é o grande técnico da geração de treinadores brasileiros e chegou a hora de termos um técnico do nosso país dirigindo à Seleção novamente. Os títulos conquistados pelo De Conti nos últimos anos falam por si só, mas o respeito dos atletas, de toda a comunidade do basquete e todo o nosso estudo antes de realizar essa escolha nos deixa tranquilos e confiantes que Gustavo fará um grande trabalho na Seleção Brasileira. Desejo toda a sorte do mundo para ele nessa missão”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

A estreia de Conti à frente da Seleção irá ocorrer em novembro, quando o Brasil encara o Chile duas vezes, nos dias 26 e 27, em partidas válidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2023.