<
>

Baylor domina Gonzaga do começo ao fim, é campeã pela primeira vez e impede histórico título invicto dos rivais

Os Baylor Bears são campeões universitários de basquete masculino! Com uma atuação impecável contra o até então invicto time de Gonzaga, a equipe do Texas chegou ao topo pela primeira vez em sua história. O resultado final da noite histórica foi de 86 a 70.

Após a épica vitória no último sábado, Gonzaga chegou a 31 vitórias sem nenhuma derrota na temporada e manteve vivo o sonho do primeiro título invicto desde 1975-76. Nessa segunda-feira, a linda história chegou ao fim. Apenas uma derrota na temporada: na grande final.

A final foi uma aula de basquete de Baylor. Intensos do começo ao fim, protagonizaram uma atuação exemplar na defesa e no ataque. Seguraram as diversas estrelas de Gonzaga e mostaram muita consistência nos arremessos longos, acertando 10 de 23 chutes de três pontos no jogo (43,5% de aproveitamento).

Logo nos primeiros minutos, o recado estava dado. Gonzaga levou quatro minutos para fazer sua primeira cesta, e perto da metade do primeiro tempo, o placar já mostrava 23 a 8 para Baylor.

Jared Butler foi o grande nome da decisão, com 22 pontos e 7 assistências. Davion Mitchell, provável escolha de primeira rodada do draft da NBA e líder dos campeões, fez 15 pontos, pegou 6 rebotes e deu 5 assistências. Vale também destacar os 19 pontos de MaCio Teague e os 11 rebotes de Mark Vital.

A intensidade de Baylor foi tanta que, após os 40 minutos de jogo, o time pegou 16 rebotes a mais do que Gonzaga - 38 a 22. Com isso, tentaram 67 arremessos na partida contra apenas 49 dos rivais.

Provável escolha de Top 5 do próximo draft, Jalen Suggs fez 22 pontos e, mesmo muito bem marcado, performou em alto nível pelo time de Gonzaga.