<
>

NBB anuncia cancelamento da temporada com decisão unânime dos clubes

play
Presidente do NBB fala sobre a situação do basquete brasileiro em meio à pandemia: 'Temos que trabalhar e se reinventar' (3:59)

Reunião nesta quinta, dia 30 de abril, vai definir os próximos passos da liga (3:59)

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, o NBB anunciou o cancelamento da temporada 2019/2020 em decisão unânime com os clubes e sem a definição de um campeão.

De acordo com a nota, os clubes estavam cientes do projeto que poderia viabilizar o retorno da competição nos próximos meses, mas "não tiveram segurança em relação ao controle da pandemia no Brasil e optaram por preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos".

Para que a competição pudesse retornar, segundo o NBB, todos os times teriam que retomar os treinamentos ao mesmo tempo, mas as equipes atualmente vivem realidades distintas em relação às medidas de isolamento adotadas em diferentes regiões do país.

O presidente interino da LNB (Liga Nacional de Basquete), Nilo Guimarães, afirmou: “Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”.

“Se nós vivêssemos num país que estivesse mais avançado em relação à pandemia, poderíamos cravar hoje o retorno do NBB. O relatório realizado pela equipe multidisciplinar foi muito bem preparado e teria viabilidade para execução. Porém, nesse momento, o Brasil ainda não apresentou evoluções e não é possível seguir com o processo agora”, afirmou Dr. Diego Gadelha, diretor médico da Unifacisa e um dos líderes médicos do grupo multidisciplinar da LNB.

A preparação para a próxima temporada, no entanto, já terá início, uma vez que os clubes estiveram de acordo com a continuidade das comitivas periódicas entre clubes, atletas, técnicos e todos os outros funcionários do NBB.