<
>

Torneio olímpico de atletismo começa em 30 dias: confira detalhes

O torneio de atletismo dos Jogos Olímpicos de Tóquio começa em exatos 30 dias. Na noite do dia 29 de julho, o Estádio Olímpico receberá a partir das 21 horas (de Brasília) as eliminatórias dos 3.000 m com obstáculos, a qualificação do salto em altura, a qualificação do lançamento do disco e as eliminatórias dos 400 m com barreiras – todas a provas na categoria masculina – e as preliminares dos 100 m e dos 800 m no feminino.

Com isso, a contagem regressiva entra na reta final, assim como a preparação dos atletas em todo o mundo e especialmente dos brasileiros. A etapa do dia 29 de julho dará o pontapé na programação do esporte mais tradicional da história olímpica, disputado já nos Jogos da Antiguidade e presente no calendário da Olimpíada desde a primeira edição da Era Moderna, realizada na Grécia, em 1896.

O atletismo é a modalidade que reúne o maior número de participantes entre todas as modalidades, tem o programa mais extenso e consequentemente distribui mais medalhas. As provas de pista e campo serão todas realizadas no Estádio Olímpico de Japão, também conhecido como Estádio Nacional de Tóquio, que fica em Shinjuku, na capital japonesa. Por causa da pandemia da COVID-19, o público será limitado a 10.000 pessoas, formado apenas por moradores no país.

O Estádio Olímpico também receberá a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no dia 23 de julho, e a Cerimônia de Encerramento, no dia 8 de agosto. Já as provas de maratona e de marcha atlética serão disputadas no Sapporo Odori Park, em Sapporo, Hokkaido, que fica a 800 km de Tóquio. A sede dessas competições – maratona feminina (dia 6/8) e masculina (dia 7/8, horário de Brasília), os 20 km marcha masculino e feminino (6/8, horário de Brasília) e os 50 km marcha masculino (5/8, horário de Brasília) – foi anunciada em novembro de 2019, quando as autoridades demonstraram preocupação com o calor da capital japonesa nesta época do ano. A diferença de fuso horário é de 12 horas e as datas marcadas são do Brasil.

O parque possui um amplo espaço aberto de cerca de 7,8 hectares no centro de Sapporo, com belos gramados, canteiros de flores e árvores. É um local popular para turistas e moradores locais e hospedava uma série de eventos diferentes ao longo do ano. Na cidade, haverá a disputa de jogos de futebol no Sapporo Dome.

As provas de marcha atlética serão disputadas em dois circuitos a serem montados na Avenida Sapporo Ekimae-dori: um de 1 km para os 20 km, e outro de 2 km para os 50 km. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anuncia a lista de atletas convocados para a Olimpíada, já que o prazo de obtenção de índices e de soma de pontos termina nesta terça-feira.

Já foram convocados os maratonistas Daniel Chaves, Paulo Roberto Paula e Daniel Ferreira do Nascimento para a maratona e Caio Bonfim para os 50 km em marcha. Nessas especialidades, o prazo de qualificação terminou no dia 31 de maio.