<
>

Destaques do atletismo brasileiro se preparam para Jogos Olímpicos

Esta quarta-feira marca 100 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para serem realizados de 23 de julho a 8 de agosto. A expectativa é muito grande, assim como as dificuldades provocadas pela pandemia global da covid-19, que impedem os treinamentos e as competições normais preparatórias para o maior evento esportivo do planeta.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), faz a sua parte, seguindo o Programa de Preparação Olímpica (PPO), com 25 atletas participando do Camping Internacional de Treinamento e Competição no Chula Vista Elite Athlete Training Center, no condado de San Diego, Estados Unidos.

Os participantes – a grande maioria com qualificação olímpica – estão encontrando as melhores condições de treinamento e participando de competições internacionais. Nesta sexta-feira e sábado, por exemplo, alguns representantes da equipe competem no Bryan Clay Invitational, na Azusa Pacific University, na Califórnia.

(Foto: Divulgação/CBAt)

Por enquanto, 18 atletas estão qualificados para o torneio de atletismo, que será disputado de 30 de julho a 8 de agosto, no Estádio Olímpico de Tóquio e no Sapporo Odori Park, que receberá as provas de maratona e de marcha atlética. O Brasil assegurou também a classificação dos revezamentos 4×100 m masculino e 4×400 m misto. A definição da delegação ocorrerá só no dia 29 de junho, último prazo para a obtenção de índices para as provas de pista e campo e para os 20 km marcha atlética.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estavam previstos para 2020, mas foram adiados pela primeira vez na história por causa da pandemia (as edições de 1916, 1940 e 1944 foram canceladas por causa de guerras). As autoridades do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador do evento ainda negociam muitos detalhes sobre a participação dos atletas na Olimpíada, como quarentenas e vacinação. A delegação brasileira, a ser definida pelo COB, conta nesta quarta-feira com 200 atletas qualificados entre todas as modalidades.

Atletas qualificados por índice

Masculino

Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros) – 100 m

Aldemir Gomes Junior (Pinheiros) – 200 m

Gabriel Constantino (Pinheiros) – 110 m com barreiras

Eduardo de Deus (CT Maranhão) – 110 m com barreiras

Alison dos Santos (Pinheiros) – 400 m com barreiras

Marcio Teles (Orcampi) – 400 m com barreiras

Thiago Braz da Silva – salto com vara

Augusto Dutra (Pinheiros) – salto com vara

Almir Cunha dos Santos (Sogipa) – salto triplo

Alexsandro Melo (CT Maranhão) – salto triplo

Darlan Romani (Pinheiros) – arremesso do peso

Paulo Roberto de Almeida Paula (SPFC) – maratona

Daniel Chaves (ICB) – maratona

Caio Bonfim (CASO) – 20 km marcha atlética

Felipe Vinicius dos Santos (AABLU) – decatlo

Feminino

Vitória Rosa (Pinheiros) – 200 m

Érica Sena (Pinheiros) – 20 km marcha atlética

Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros) – lançamento do disco