<
>

Recordista mundial fala sobre expectativa de estrear na São Silvestre

Brigid Kosgei vai participar da São Silvestre pela primeira vez (Foto: Mariana Cavalcanti/Assessoria FCL)

A 95ª Corrida Internacional de São Silvestre contará com a presença da maratonista mais rápida da história. A queniana Brigid Kosgei chega com moral para percorrer os 15 km pela cidade de São Paulo, já que bateu o recorde mundial dos 42,195 km na Maratona de Chicago, realizada em outubro deste ano.

Após completar a prova americana em 2h14min04s, a atleta superou, em 81 segundos, a marca de Paula Radcliffe, britânica que deteve o melhor tempo da distância por 16 anos. Kosgei ainda é dona da melhor performance em meias maratonas, obtida em setembro, na Great North Run, competição que não atende normas para quebra de recordes oficiais.

Mesmo vivendo o auge de sua carreira, a queniana de 25 anos estabeleceu metas pouco ambiciosas para a São Silvestre e agradeceu o convite. “Obrigado por me convidarem para a corrida. É minha primeira vez aqui. A umidade está elevada, mas espero fazer uma boa prova, sem me preocupar com um lugar no pódio”, disse.

O foco principal de Kosgei é os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas ela quer terminar um ano histórico de forma bem-sucedida na São Silvestre. “Meu pensamento é apenas correr, talvez vencer, mas a minha preparação é para o próximo ano”, apontou.

Diante desse cenário, as ruas paulistanas devem abrigar um duelo particular entre duas quenianas, já que a maior concorrente de Kosgei é a sua compatriota Pauline Kamulu, bronze no mundial de meia maratona deste ano. Vale ressaltar que brasileiras não vencem a São Silvestre desde 2006, quando Lucélia Peres conquistou o título.

Programação da São Silvestre

A programação de largadas no dia 31 começará mais cedo, a partir das 7h25min, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, a partir das 7h40min, será a vez da Elite feminino, ficando para as 8h05min a Elite masculino, Pelotão C, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral.

A 95ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma propriedade da Fundação Cásper Líbero/FCL, realização do site Gazeta Esportiva, com transmissão da TV Gazeta e da TV Globo. Apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A supervisão técnica é da World Athletics (IAAF), CBAt, FPA e AIMS e a organização técnica da Yescom.

*Especial para a Gazeta Esportiva