<
>

CBF prepara novo pedido de autorização excepcional para liberar 'ingleses' a serem convocados por Tite

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já prepara nos bastidores um movimento antecipado para contar com os jogadores da Premier League a serem convocados por Tite para a próxima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Como anunciado pela Conmebol nesta segunda-feira (13), cada seleção jogará três vezes novamente na próxima Data Fifa, em outubro. O Brasil encara a Venezuela no dia 7 e a Colômbia no dia 10, ambos fora de casa, e recebe o Uruguai no dia 14.

A fim de evitar problemas com a Anvisa, a CBF aguardará apenas a lista de Tite, que deve sair até a próxima sexta-feira (17), para pedir uma "autorização excepcional" do Ministério da Saúde. O requerimento será feito também, em cópia, aos ministérios da Cidadania e Casa Civil.

Isso liberaria os jogadores com passagem pelo Reino Unido de cumprir quarentena na chegada ao Brasil. Por conta de uma portaria de junho, passageiros que tenham passado por Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte, Índia e África do Sul 14 dias antes de desembarcar no Brasil precisam fazer isolamento.

A entidade, vale lembrar, já havia feito o mesmo procedimento para a última Data Fifa, pedindo a liberação de nove atletas que atuam na Premier League. O problema é que o grupo não foi liberado por seus times e por isso desfalcou a seleção nos jogos contra Chile, Argentina (que acabou suspenso) e Peru.

O novo pedido segue exatamente as mesmas regras, com cópias para os três ministérios. Há uma garantia da CBF que os clubes ingleses, desta vez, vão liberar os jogadores chamados por Tite. Caso isso se confirme, a seleção brasileira assegura que não terá desfalques por normas sanitárias.

Em contrapartida, o grupo teria algumas obrigações a cumprir: deixar a "bolha" do hotel apenas para treinos e jogos, fazer deslocamentos em voos fretados, apresentar comprovante de vacinação, responder a inquéritos epidemiológicos diários, apresentar exames RT-PCR a cada 48 horas e informar toda a programação dos dias que ficariam no Brasil.

Na última convocação, os chamados foram: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City), Fred (Manchester United), Thiago Silva (Chelsea), Richarlison (Everton) e Raphinha (Leeds United).