<
>

UFC: Dos Anjos contrata nutricionista de José Aldo para seu retorno ao peso leve

play
McGregor contra Masvidal ou Ferguson? Cormier e Ariel Helwani discutem possíveis próximas lutas no UFC (2:17)

Discussão se estendeu até a situação de Jon Jones (2:17)

Ao que tudo indica, a próxima luta de Rafael Dos Anjos dentro do octógono do UFC será novamente no peso leve (70 kg). O ex-campeão da categoria, que nas suas últimas atuações se apresentou como meio-médio (77 kg), revelou que adotou nova dieta para ficar na medida correta da sua antiga “casa”. E, para isso, o brasileiro contou com a indicação de um compatriota que também desceu de peso recentemente.

O atleta natural de Niterói (RJ) contou, em entrevista ao canal do Youtube ‘Portal do Vale-Tudo’ que pediu ajuda para José Aldo, que recentemente desceu do peso-pena (66 kg) para o peso galo (61 kg) e passou por esse mesmo teste. Atento ao sucesso do colega de UFC, Dos Anjos contratou os mesmos responsáveis pela nova fase na carreira do ‘Campeão do Povo’.

“Procurei o Aldo e ele me indicou a doutora dele, a Maria Amélia e o Marcelo, que é o nutricionista, e estamos fazendo um trabalho de longa data porque o corte de peso não é nas últimas duas semanas. Ele começa oito, dez semanas antes da luta. Mudei meu estilo de vida. Às vezes me dava ao luxo de almoçar normal, comer uma comidinha brasileira. É comer um prato de arroz, feijão, batata frita, bife. Se eu fizer isso uma vez, meu corpo segura o peso de uma forma que no dia seguinte vou estar cinco quilos a mais na balança. Não posso fazer isso. Desde março estou na dieta de baixo índice de carboidrato. Fiz duas semanas de dieta cetogênica que é braba e sequei. Estou com 80, 81 kg”, disse.

Com o peso mais baixo por bastante tempo e sem sentir o desgaste da dieta, Rafael confirmou seu retorno ao peso-leve, divisão que não atua desde 2016, quando foi superado por Tony Ferguson. Apesar de garantir que deve voltar à sua categoria de origem no Ultimate, o lutador não descartou fazer novos duelos nos meio-médios.

“Estou tentando manter por volta de 80 kg. Não é fácil andar com 80 kg. Meu peso é normalmente é 89, 90 kg. Consegui reduzir bem nos últimos meses, mudei minha alimentação completamente. Se eu decidir descer para os leves, como está praticamente decidido, seria para ficar lá direto. Mas se aparecer uma chance legal no meio-médio fiaria mais fácil também”, explicou o ex-campeão do Ultimate.

Campeão peso leve do UFC entre março de 2015 e julho de 2016, Rafael Dos Anjos subiu para os meio-médios – onde compete desde junho de 2017 – justamente para minimizar o desgaste com o corte de peso na categoria de baixo.

Após iniciar sua trajetória na nova divisão de forma promissora, com três triunfos que o levaram à disputa do cinturão interino contra Colby Covington, o niteroiense agora acumula quatro derrotas e apenas uma vitória em suas últimas cinco apresentações no octógono mais famoso do planeta. O brasileiro não atua desde janeiro deste ano, quando foi derrotado por Michael Chiesa por decisão unânime dos jurados.