<
>

Conheça o americano dono do melhor time da NBA e candidato a rebaixamento na Premier League

O que Milwaukee Bucks e Aston Villa têm em comum? A resposta atende por um nome: Wes Edens.

Isso porque o bilionário americano é co-proprietário tanto da franquia com a melhor campanha na temporada regular da NBA quanto do time londrino que luta contra o rebaixamento na Premier League.

Co-fundador da Fortress Investment Groupe e fundador da New Fortress Energy, Edens atua forte no esporte desde 2014. Foi nesse ano que o magnata do ramo de investimentos comprou os Bucks em um acordo de 500 milhões de dólares. E a aposta deu resultado.

Na época do acordo, a franquia de Milwaukee tinha encerrado a temporada 2013-14 com a pior campanha da liga - 67 derrotas e apenas 15 vitórias. Seis anos depois, a realidade é completamente diferente. Liderada pelo astro Giannis Antetokounmpo, a equipe tem o melhor desempenho da atual edição até aqui (53 vitórias e nove derrotas). No ano passado, eles disputaram a final da Conferência Leste, mas foram derrotados pelo Toronto Raptors.

Se as coisas nas quadras vão bem, obrigado, o mesmo não se pode dizer quando o assunto é futebol. O Aston Villa, time inglês cujo Edens é acionista majoritário desde julho de 2018, é o penúltimo colocado da Premier League. No último domingo, os Villans foram derrotados pelo Manchester City na final da Copa da Liga Inglesa.

Mas a paixão de Wes Edens pelo esporte não se resume somente ao futebol e basquete. Quando não está cuidando de sua fortuna em salas de reuniões ou acompanhando de perto os seus times, o bilionário pode ser encontrado subindo montanhas. O americano iniciou a prática ainda jovem, mas só voltou a se dedicar a ela após a faculdade. Ele já alcançou os topos do Grand Teton, situado no oeste do estado de Wyoming, e do Matterhorn, nos Alpes Suíços.

Em 2013, a atividade rendeu um susto. Edens quase caiu em queda livre fatal ao fazer rapel e, segundo ele próprio admitiu à Forbes, teve "problemas para dormir por um tempo". Apesar disso, Wes segue ativo no montanhismo.

O hipismo também está entre as atividades favoritas de Edens. Mas o hobby também lhe rendeu alguns contratempos e já teve que passar por três cirurgias depois de ter adquirido uma hérnia de disco.

Filha 'sonha' com o New York Knicks

Wes não é o único da família apaixonado por esportes. Sua filha, Mallory, também compartilha o gosto pelo basquete. Em 2014, ela representou os Bucks no Draft de 2014 e, no ano passado, viralizou ao provocar Drake com uma camisa na final da Conferência Leste.

Mas não para aí. A herdeira de Wes sonha em também ter uma franquia para chamar de sua.

"Quero comprar os Knicks algum dia", disse ela ao Bleacher Report em agosto de 2017. "Meu pai pode ficar com o Bucks. Vou pegar o Knicks e vou vê-lo nas finais da Conferência Leste", brincou.