<
>

Uefa e Conmebol firmam parceria para intercâmbio de árbitros durante Copa América e Eurocopa

O comitê executivo da Uefa e o conselho da Conmebol se reuniaram nesta quarta-feira, na Casa do Futebol Europeu, em Nyon (Suíça), para assinar a renovação do Memorando de Entendimento (MoU). O novo acordo tem como principal foco o desenvolvimento e o crescimento do futebol na Europa e na América do Sul.

A União das Associações Europeias de Futebol publicou em seu site oficial os projetos e atividades que estão relacionados ao memorando:

  • Educação, treinamento, desenvolvimento técnico e arbitragem;

  • Promoção e desenvolvimento do futebol de base, da juventude e da mulher;

  • Organização de competições de futebol masculino, feminino e juvenil, além de futsal;

  • Assuntos de marketing, responsabilidade legal e social;

  • Segurança e proteção;

  • Promoção de princípios éticos e de boa governança no futebol;

Para promover a cooperação nos projetos citados acima, ambos os órgãos de governança decidiram criar quatro comitês conjuntos para se concentrar especificamente nos seguintes assuntos: competições, desenvolvimento, futebol feminino e arbitragem.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, falou sobre a reunião: "O acordo representa um primeiro passo para permitir que a Uefa e a Conmebol cooperem estreitamente, para que possamos compartilhar experiência e conhecimento para o desenvolvimento do jogo nos dois continentes".

Alejandro Domínguez, mandatário da Conmebol, acrescentou: "Trabalhamos há meses nisso para ter uma reunião muito construtiva e proveitosa. Estou satisfeito. As entidades concordaram em cooperar em vários tópicos. Juntos, podemos fazer muito pelo desenvolvimento do futebol e estou ansioso por essa colaboração aprimorada. Este é apenas o começo".

Parceria para intercâmbio de árbitros

Entre os compromissos firmados durante a reunião desta quarta-feira, está a parceria para intercâmbio de árbitros durante a Copa América e a Eurocopa.

Em seu site oficial, a Uefa explica que as entidades "concordaram em implementar um programa de troca sob o qual os árbitros de ambas as organizações serão nomeados para supervisionar as partidas internacionais nos continentes, com o objetivo de proporcionar mais experiência aos profissionais. Este programa de intercâmbio poderá incluir uma equipe de juízes da Uefa designada para a fase de grupos da Copa América e uma equipe de árbitros da Conmebol nomeada também para a fase de grupos da Eurocopa de 2020. Além disso, haverá trocas semelhantes entre a Champions League, Liga Europa, Libertadores e e Copa Sul-Americana.

Confira outros acordos:

Partidas intercontinentais

  • "A possibilidade de realizar partidas intercontinentais europeias / sul-americanas para futebol feminino e masculino e em várias faixas etárias";

Futebol feminino

  • "Foi acordado trabalhar em conjunto na estratégia de desenvolvimento do futebol feminino em associações nacionais individuais e cooperar na criação de conceitos e redes comerciais";

Coaching

  • "Um grupo de trabalho será constituído para avaliar critérios mínimos nos respectivos regulamentos da Convenção de Treinamento, com vistas ao futuro reconhecimento mútuo das qualificações de treinamento";

Desenvolvimento

  • ""Foi acordado trabalhar estreitamente no campo dos programas de desenvolvimento de jovens jogadores de elite, que visam treinar e preparar jogadores de elite para carreiras profissionais em casa e no exterior"