<
>

Brasileiro sem brasileiros, Alisson no topo em dois países e opção 'inusitada' por lateral como melhor do mundo: os votos da Bola de Ouro

A revista France Football revelou os votos dos 176 jornalistas na eleição da Bola de Ouro deste ano. Na última segunda-feira (2), Lionel Messi desbancou Virgil van Dijk e Cristiano Ronaldo, e faturou o prêmio pela sexta vez na carreira.

A disputa foi acirrada. Messi somou 686 pontos contra 679 de Van Dijk na votação. O curioso é que, apesar da vitória, o argentino foi escolhido como melhor do mundo por 61 dos jornalistas, enquanto o holandês foi o voto principal de 69 deles.

Alisson, que foi eleito o melhor goleiro e levou o primeiro troféu Yashin da história da premiação, recebeu dois votos para melhor da temporada - dos jornalistas Francisco Aguilar Chang (Guatemala) e Adam Khalil (Costa do Marfim).

Representante do Brasil para eleger os melhores do mundo, o narrador Cléber Machado, da Rede Globo, "esqueceu" dos brasileiros e escolheu Messi como principal jogador da temporada, seguido por Mané, Van Dijk, Cristiano Ronaldo e De Jong.

Outro detalhe curioso foram as escolhas do jornalista Hafiz Marikar, de Sri Lanka. O profissional fez o top 5 mais inusitado da votação, com o inglês Alexander-Arnold, lateral do Liverpool, como melhor do mundo, e deixou o trio Messi, Van Dijk e Cristiano Ronaldo de fora.

Como funciona a votação?

Após 30 jogadores serem selecionados pelos editores da France Football, centenas de jornalistas são convidados para elegerem os melhores de sua preferência. Um país pode ter apenas um representante e o profissional aponta os cinco melhores seguindo critérios como desempenho individual e coletivo no ano, qualidade técnica do jogador e carreira.

A partir da votação, os jogadores escolhidos ganham uma pontuação de acordo com a posição na qual eles foram mencionados: o primeiro citado recebe seis pontos; o segundo recebe quatro pontos; o terceiro recebe três pontos; o quarto recebe dois pontos e o quinto recebe um ponto.

O jogador que somar a maior pontuação é eleito o vencedor da Bola de Ouro.