<
>

Tufão no sul do Japão deixa Fórmula 1 e Copa do Mundo de rugby em alerta

A Copa do Mundo de rugby e a Fórmula 1 podem enfrentar problemas no Japão no próximo fim de semana. Um tufão que está se formando no sul do país asiático vem sendo monitorado nos últimos dias.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JPM), o tufão Hagibis pode trazer ventos fortes e chuvas torrenciais para a ilha de Kyushu, no sul do país. Há a possibilidade de que ele atinja o nível máximo de “violento” e seja “o mais forte a atingir o Japão este ano”.

Caso a previsão se confirme, o tufão deve atrapalhar as atividades do Mundial de Rugby. Os jogos de Irlanda contra Samoa, em Fukuoka, no sábado, e País de Gales contra Uruguai, em Kumamoto, no domingo, seriam os mais afetados.

Vale lembrar que os jogos cancelados na competição por conta das condições climáticas são registrados como empate.

Além da Copa do Mundo de Rugby, a F1 também monitora a situação. A categoria tem GP previsto para Suzuka no fim de semana.

A projeção é que o Hagibis se aproxime do oeste do Japão até sábado. Embora se espere algum enfraquecimento do tufão, o risco de impactos diretos em Suzuka não é descartado.

Em 2004 e 2010, a Fórmula 1 já teve que mudar a programação por conta de tufões. Nesses anos, os treinos de classificação precisaram ser realizados no mesmo dia da corrida por conta dos problemas causados pelo clima.