<
>

UFC 241: Stipe Miocic derrota Daniel Cormier e recupera cinturão dos pesados do UFC

Stipe Miocic disse por cerca de um ano que Daniel Cormier teve 'sorte' ao nocauteá-lo na luta que valeu o título peso pesado do UFC. Ele finalmente teve a oportunidade de provar que estava certo.

O homem que mais vezes defendeu o cinturão dos pesados do UFC, três, recuperou o título ao vencer Cormier por nocaute técnico no quarto round.

Com o resultado, Miocic se tornou apenas o segundo homem a poder dizer que já derrotou Daniel Cormier, se juntando a Jon Jones. Detalhe: as duas derrotas de DC foram em lutas de cinturão.

Entre as duas derrotas, foram oito lutas seguidas sem perder (sete vitórias e um no contest). Cormier venceu nomes como Anderson Silva, Alexander Gustafsson, o próprio Miocic e Derrick Lewis.

Resta saber agora se Cormier vai querer uma trilogia, se aposentar ou - no cenário mais improvável de todos - retornar ao peso meio-pesado para desafiar Jon Jones mais uma vez.

Na entrevista após a derrota, Cormier elogiou muito o 'novo velho' campeão peso pesado do UFC e deu uma pista sobre o futuro: "Não vou tomar uma decisão destas me baseando na emoção do momento. Eu preciso falar com a minha mulher e tomar uma decisão pensada sobre o que vamos fazer."

Como Miocic recuperou o cinturão

Se o primeiro round indicou algo, é que Cormier estava pronto para defender o seu cinturão e mandar Miocic, de vez, para casa. O agora ex-campeão peso pesado conseguiu uma queda impressionante, segurando o rival - um homem de 1,93 m e mais de 110 kg - no ar por alguns segundos antes de conseguir a queda e trabalhar o ground and pound.

No segundo round, Miocic também não conseguiu colocar o seu jogo em prova. Pode-se dizer que a abordagem de Cormier o surpreendeu: nada de wreslting. O campeão andava para frente, de peito aberto, em busca do nocaute. Os jabs eram rápidos demais para que o rival os defendesse.

O terceiro round marcou uma mudança na luta. Miocic começou a impedir que Cormier chegasse tão perto e, com uma maior envergadura, teve o seu melhor round no combate. Cormier manteve a estratégia, mas não teve tanto sucesso. Até aqui, quem argumentasse que Cormier liderava a luta por três rounds a zero não estaria equivocado.

A mudança na estratégia que rendeu a Miocic a vitória veio no quarto round. Ele começou a atacar o corpo de Cormier. Vários golpes foram colocados na área da barriga de DC, que começou a defender o corpo. Foi aí que Miocic atacou o queixo de Cormier. Uma combinação e a luta estava acabada.