<
>

Copa América ajuda para o Catar? Veja a idade que campeões de Tite terão em 2022

A Copa América foi o primeiro objetivo alcançado dentro de um planejamento de longo prazo da seleção brasileira. O ciclo mira, claro, o Mundial de 2022, no Catar, mas é provável que o grupo de jogadores que chegará até lá será bem diferente do que foi campeão no Maracanã.

A projeção tem a ver com a idade que os 23 convocados de Tite - tanto com Neymar ou com Willian, que o substituiu após o corte - chegarão à próxima Copa. De pouco mais de 27 anos, que foi a média dos vencedores de 2019, o elenco atual superará os 30 no início da disputa no Catar.

O Brasil que foi campeão sobre o Peru no domingo, por exemplo, teve oito jogadores acima de 30 anos, que serão 12 em 2022. Já com 25 ou menos entre os vencedores da Copa América, eram oito, sendo que seis se manterão abaixo dessa marca no próximo Mundial.

Considerando apenas a escalação titular na decisão, com Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro, Casemiro, Arthur, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino, a média de idade foi a mesma da geral do grupo, 27 anos. Em 2022, será 30.

O mais experiente do atual time é Daniel Alves, melhor jogador da Copa América com 36 anos. Em 2022, terá 39. Seu reserva no torneio foi Fagner, de 30, que chegará com 33 no Catar. Danilo, do Manchester City, outra opção para o setor, tem 27 e estará a caminho dos 31 no próximo Mundial.

Também já têm mais de 30, além dos laterais-direitos, o goleiro Cássio (32), os zagueiros Thiago Silva (34) e Miranda (34), o lateral-esquerdo Filipe Luís (33), o meio-campista Fernandinho (34) e o meia-atacante Willian (30). Em 2022, Alex Sandro, Casemiro, Allan e Firmino serão outros “trintões”.

Já os campeões sul-americanos mais novos são Éder Militão e Lucas Paquetá, com 21 anos cada - terão 24 em 2022. Também chegarão ao Catar com 25 ou menos: o meio-campista Arthur e os atacantes Gabriel Jesus, Richarlison e David Neres. Outro jovem, Everton estará com 26.

Em relação ao principal astro brasileiro, Neymar está atualmente com 27 anos e chegará à próxima Copa com 30. É a idade, por exemplo, que Ronaldo Fenômeno disputou o Mundial de 2006, o último de sua carreira, já sob fortes críticas em relação a sua forma física.