<
>

Neymar: em perguntas e respostas, o que se sabe sobre as acusações até aqui

Neymar dominou o noticiário no fim de semana. A preparação com a seleção brasileira para a Copa América, porém, acabou em segundo plano, com a acusação de estupro ao atacante. Na madrugada de domingo, o jogador ainda arrumou mais um problema, em tentativa de se explicar sobre o caso, que pode ter significado outro crime.

Abaixo, o ESPN.com.br resume, em perguntas e respostas, os acontecimentos até o momento:

Qual é a acusação contra Neymar?

Uma mulher registrou boletim de ocorrência acusando Neymar de estupro na última sexta-feira, em São Paulo. O crime teria acontecido no dia 15 de maio, em Paris, na França

.

Qual a versão da mulher?

Segundo o documento registrado na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, a mulher, que tem sua identidade preservada, conheceu Neymar através do Instagram. O jogador a teria a convidado para viajar até a França.

A denúncia detalha que um assessor de Neymar, identificado como “Gallo”, entrou em contato com a mulher em 12 de maio, fornecendo passagens e hospedagem em Paris. Ela teria embarcado no dia 14 e chegado ao destino no dia 15, data da suspeita do estupro.

Ainda segundo a mulher, ela ficou hospedada no hotel Sofitel Paris Arc Du Triumphe e recebeu Neymar por volta de 20h. O atacante do PSG teria chegado “aparentemente embriagado”. “Começaram a conversar, trocaram carícias, porém, em determinado momento, Neymar se tornou agressivo e, mediante violência, praticou relação sexual”, diz o boletim de ocorrência.

Qual a versão de Neymar?

Neymar reagiu às acusações em dois momentos. Primeiro, seu pai deu entrevista à “TV Bandeirantes”, garantindo a inocência do filho e falando em “tentativa de extorsão”. Depois, o próprio jogador foi a suas redes sociais e gravou um vídeo em que expõe, inclusive, a troca de mensagens que teria tido com a mulher que o acusa – e imagens íntimas que teria recebido.

Nas imagens divulgadas por Neymar, ele e a mulher teriam começado a conversas no dia 11 de março. Os dois teriam iniciado a marcar o encontro em Paris no início de maio. Ela teria comunicado que chegou à França no dia 15, assim como na denúncia. Na mesma data, o atacante acerta para encontrá-la no hotel, mas à tarde, o que supostamente acontece.

Os dois seguiram conversando depois do encontro, segundo a versão de Neymar. Ela o teria convidado para retornar à noite, mas as mensagens não revelam se ele, de fato, retornou. No dia 16, o casal teria voltado a tentar marcar um encontro, ela chega a pedir um presente para levar ao filho, mas a suposta conversa termina sem revelar se o jogador voltou novamente.

Posteriormente, nesta segunda-feira, o pai de Neymar voltou a dar entrevista para a TV Bandeirantes. Ele afirmou que a mulher gravou os momentos com seu filho no hotel e tem imagens do que aconteceu. “Quando ele vai para o hotel novamente, ele percebe isso, e ele olha o celular dela em pé, na parede, como se estivesse carregando. Ele percebe que ela estava filmando”, declarou.

"Ela começa a agredir ele. Ele tenta acalmar ela, porque está dentro do hotel e isso ia criar uma confusão para ele. Ele sabendo disso tudo, consegue acalmar ela e sai do hotel”, declarou o pai do jogador.

Por que a denúncia do estupro só foi feita 16 dias depois e em São Paulo?

No depoimento à Polícia, a mulher afirma que deixou Paris no dia 17 de maio e “estava abalada emocionalmente e com medo de registrar os fatos em outro país”. A decisão de lavrar o boletim de ocorrência em São Paulo aconteceu por ser esse seu endereço residencial.

O que disse Neymar?

A íntegra do que disse Neymar, no vídeo publicado em suas redes sociais, é:

Bom, vamos lá. Estou sendo acusado de estupro. É, é uma palavra pesada, uma coisa muito forte, mas é o que está acontecendo no momento. Bom, fui pego de surpresa. Foi muito ruim e muito triste escutar isso, porque quem me conhece sabe do meu caráter e da minha índole, sabe que eu jamais faria uma coisa desse tipo.

Mas vamos lá, estou exposto a isso e aqui para dar a cara a bater, porque sei que qualquer notícia que seja com o meu nome envolve muita coisa, tem um barulho muito grande e todo mundo fica querendo a minha declaração. O que aconteceu foi totalmente o contrário do que falam e dizem, estou muito chateado nesse momento.

A partir de agora vou expor tudo, expor toda a conversa que tive com a menina, todos os nossos momentos, que são íntimos, mas é necessário abrir e expor para provar que realmente não aconteceu nada demais. Logo após esse vídeo vocês vão ver todas as mensagens, tudo o que aconteceu nesse dia e no outro. O que aconteceu nesse dia foi uma relação entre homem e mulher, dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal.

No dia seguinte, não aconteceu nada demais, a gente continuou trocando mensagem. Ela me pediu uma lembrança do filho e eu ia levar. Agora fui pego de surpresa por causa disso. É muito ruim, muito triste, isso não só magoa a mim como toda a minha família. Não só denegrir a minha imagem é ruim, mas sim o que eu sou, quem eu sou, a índole que eu tenho, o caráter que eu tenho. Fui criado muito bem. Estar exposto a isso é muito triste, muito ruim.

Estou aqui, abertamente, falando a vocês que estou muito chateado. Mas tenho que provar algo que seja sincero e que seja verdade. Eu sou muito assim, sou muito eu, sou muito a verdade. Se for para expor as coisas que acontecem no nosso dia a dia, eu vou expor. Acho que agora é o momento exato para todo mundo ficar sabendo o que aconteceu. É ruim eu me colocar nessa situação, é bem chato. É muito triste acreditar que o mundo está assim. Existem pessoas que querem se aproveitar, extorquir as outras pessoas, é realmente triste, doloroso. Mas já que me colocaram nessa situação estou aqui explicando para vocês.

Já tem um vídeo de mais de três minutos, espero que fique bem claro, espero que a justiça olhe as mensagens e veja o que realmente aconteceu. É com muita tristeza e dor no coração que faço esse vídeo, explico tudo. Uma situação bem chata, não só para mim como para minha família também. Por colocar ele nessa situação, porque realmente não queria, fui induzido a isso, foi algo que aconteceu, foi uma armadilha e acabei caindo, mas que isso sirva de lição daqui em diante.

O que disse a assessoria de imprensa de Neymar?

A nota divulgada pela equipe de comunicação do jogador foi:

Foi divulgado hoje, há algumas horas, uma noticia envolvendo o Atleta Neymar Jr., sob a acusação de estupro. A suposta vítima, inclusive, registrou Boletim de Ocorrência, amplamente divulgado na imprensa. Apesar de ter ficado surpreso com a noticia, os fatos já eram de conhecimento do Atleta e do seu estafe, tendo em vista que há poucos dias foi vitima de tentativa de extorsão, praticada por um advogado da cidade de São Paulo, que, segundo a sua versão, representava os interesses da suposta vitima. Os advogados do atleta foram imediatamente comunicados e desde então estão adotando todas as providências pertinentes.

Diante do infeliz, ilegal e ultrajante acontecimento, repudiamos completamente as injustas acusações e, sobretudo, a exposição na imprensa de uma situação extremamente negativa. Todas as provas da tentativa de extorsão e da inexistência de estupro serão apresentadas à Autoridade Policial oportunamente.

Quais as penas para o crime de estupro?

Segundo o Código Penal brasileiro, em seu artigo 213, estupro é “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. A pena prevista é de reclusão de seis a dez anos.

Onde o caso será investigado?

O inquérito policial ficará em São Paulo, onde a denúncia foi feita. Embora tenha supostamente acontecido em Paris, o estupro pode ser investigado no Brasil, e Neymar ser julgado com base nas leis brasileiras em virtude do princípio da “extraterritorialidade”.

Segundo o Código Penal, em seu sétimo artigo, crimes cometidos por brasileiros, mesmo que em território estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira.

A polícia já procurou Neymar?

Sim, mas não pela acusação de estupro. Na manhã de domingo, o delegado Bruno Gilaberte, da 110ª Delegacia de Polícia, de Teresópolis, esteve na Granja Comary para apurar se Neymar estava na cidade quando gravou o vídeo expondo a conversa que teria tido com a mulher que o acusa. Isso por que ele pode ter cometido crime previsto no artigo 218-C do Código Penal.

Por que Neymar será investigado pelo vídeo que gravou?

O artigo 218-C do Código Penal trata sobre:

“Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”.

As infrações podem ser caracterizadas pelo conteúdo exposto por Neymar em seu vídeo, mesmo ele tendo preservado o rosto e o nome da mulher. Na madrugada desta segunda-feira a mensagem foi apagada, segundo o pai do jogador, pelo próprio Instagram.

O pai disse ainda, em entrevista à Bandeirantes, que as imagens foram divulgadas para defender o jogador. "Prefiro um crime de internet do que um crime de estupro", declarou.

Onde esse segundo caso será investigado?

Por não ter sido cometido em Teresópolis, a investigação ficará a cargo da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que tem atribuição em todo o estado do Rio de Janeiro. O inquérito será aberto nesta segunda-feira, e Neymar deve ser chamado para depor e ter seu celular periciado. O mesmo deve acontecer com a mulher.

Quais as penas para o crime de divulgação das imagens da mulher?

As penas previstas no artigo 218-C são de reclusão de um a cinco anos, podendo ser aumentada de um a dois terços se “o crime é praticado por agente que mantém ou tenha mantido relação íntima de afeto com a vítima ou com o fim de vingança ou humilhação.”