<
>

Copa do Mundo: Aos 41, Formiga possui condição física de atletas de 25 anos de idade

play
Seleção brasileira feminina é convocada para a Copa do Mundo; veja o anúncio da lista de Vadão (2:19)

Treinador escolheu 23 jogadoras para defender o Brasil no Mundial da França (2:19)

Aos 41 anos de idade, Formiga está prestes a disputar sua sétima Copa do Mundo feminina de futebol e, apesar de surpreendente, há uma explicação para a carreira “interminável” da meio-campista. Segundo o médico da Seleção Brasileira, o Dr. Nemi Sabeh Júnior, a jogadora, em termos de condição física, possui números de uma atleta no auge da forma.

“A gente consegue identificar na Formiga dados de atletas de 22, 25 anos. A gente fala para ela: ‘Fu, não dá para parar agora. Não precisa parar agora’. Ela corre 15, 11, 14 quilômetros por jogo. Ela faz 20, 30 tiros de mais de 20 km por hora. Ela tem vários dados, várias variáveis que a gente consegue observar que detêm ela como uma atleta com superpoderes. Mas, na verdade, é uma atleta educada. Ela teve uma formação, e ela faz do corpo dela uma ferramenta de trabalho. Assim que ela conseguiu chegar aos 41 anos, por mérito dela”, disse, durante palestra realizada em São José dos Campos (SP).

Além da seleção brasileira, Formiga joga no Paris Saint-Germain e, neste ano, renovou o contrato com o clube francês até junho de 2020.

Em entrevista exclusiva para o espnW.com.br, o técnico Vadão afirmou ter tido muito trabalho para convencer Formiga a jogar a Copa do Mundo da França, mas que ainda pretende convencê-la a partir para os Jogos Olímpicos no ano que vem. O comandante também afirmou que Formiga é incansável e que, muitas vezes quis tirá-la de campo à fim de poupar a atleta, que sempre pediu para continuar.

Médico do Corinthians por seis anos, o Dr. Nemi Sabeh Júnior está desde 2009 na Seleção Brasileira e vai para seu terceiro Mundial com a Amarelinha, que jamais conquistou o caneco.

Formiga foi anunciada na última quinta-feira (16) durante a convocação da seleção para o Mundial, ao lado de Marta e Cristiane, também veteranas de seleção.

A Copa do Mundo 2019 será sediada na França e tem início marcado para o próximo dia 7 de junho. O Brasil está no Grupo C, ao lado Austrália, Itália e Jamaica. A estreia será contra as jamaicanas, em duelo programado para o dia 9, em Grenoble. A grande final, por sua vez, acontecerá no dia 7 de julho, em Lyon.