<
>

Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, conta como surgiu o COB Expo

Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, na cerimônia de abertura do COB Expo Edu Santana Produtora

O COB Expo termina nesta sexta-feira (29) após alguns dias de muitas atividades esportivas, palestras, cursos e atletas olímpicos no Pro Magno Centro de eventos, na zona norte da cidade São Paulo.

A feira, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, reuniu mais de cinco mil visitantes por dia e foi, realmente, um ponto de encontro de todos os esportes. Além disso, foi um ótimo evento para crianças e adultos encontrarem atletas e ex-atletas e também conhecerem das mais diversas modalidades.

Durante a semana, o presidente do COB, Paulo Wanderley, concedeu uma entrevista exclusiva para a ESPN e contou como surgiu a ideia do evento.

"A feira está sendo muito elogiada porque vem atender uma demanda reprimida do esporte olímpico brasileiro. A ideia da COB Expo foi potencializada a partir do Congresso Olímpico Brasileiro, que nós já fizemos duas edições e devemos fazer a terceira, que reúne a mesma comunidade do esporte com os mesmos objetivos."

Os congressos, no entanto, eram menores, durando um dia ou dois. Já a feira, que começou na segunda, tem a duração de cinco dias.

Paulo Wanderley valorizou a participação dos atletas olímpicos, como Alison dos Santos, Sarah Menezes, Fernanda Garay, entre outros.

"Tudo funciona em relação aos atletas, eles são os atores principais de tudo. Além disso, há uma gama muito grande de serviços, pessoas e serviços ao redor deles. Nesse momento, os atletas fazem parte do contexto e não são o contexto. Mas se eles, também, não tem o por quê."

O presidente do COB destacou as ativações esportivas, que permitiam que os visitantes experimentassem modalidades diferentes como a escalada, o skate e até o tiro ao alvo, sem contar as já "tradicionais" quadras de basquete, vôlei e handebol.

"As ativações esportivas são nossas grandes atrações e são as diversões da garotada. Eles têm tiro esportivo, tiro com arco, judô, boxe, voleibol, basquete e a dança esportiva, com o breaking. Está sendo muito interessante, a garotada vem e vem em massa."

Por fim, Wanderley ainda destacou o início da feira, logo na segunda-feira, que teve uma homenagem a Waleska.

"A cerimônia de abertura foi muito empolgante. O plenário cheio, lotado, e que teve uma palestra com o Galvão Bueno. Foi um momento bem marcante", completou.