Gian Oddi

Gian Oddi

O futebol está ficando chato? Tente o circo!

Reuters
Puyol coibe comemoração de gol com dancinha no Barcelona
Puyol coibe comemoração de gol com dancinha no Barcelona

.

A cantilena de que o futebol está ficando chato é o que há de verdadeiramente chato no futebol nos dias de hoje.

Não é o caso de entrar no mérito sobre se Vinícius Júnior pode ou não comemorar um gol com o gesto do chororô.

Não é o caso chamar de piada ou canalhice Neymar tirar a mão logo após estendê-la para ajudar um adversário a se levantar.

Não é o caso de julgar o jogador que comemora um gol levando as mãos aos ouvidos ou fazendo o gesto de silêncio à torcida adversária.

Não é o caso de classificar como mau humor ou respeito ao rival a advertência feita por Puyol às dancinhas comemorativas de gol.

Eu mesmo tenho opiniões diferentes sobre os exemplos acima.

O limite entre a piada e o desrespeito, entre a descontração e provocação, vai sempre variar de acordo com as pessoas envolvidas, com o contexto, com a cultura de um país, de uma região. De um clube, até, como no caso do Barcelona.

A brincadeira para um é ofensa para o outro, e contanto que as reações não sejam exageradas e incoerentes, porque o autor da zoeira de hoje tem que saber ser zoado amanhã, seria legal aprender a conviver com isso.

O duro é aceitar que o futebol, disparado o esporte mais popular do mundo, esteja ficando chato pela ausência ou pela repressão a estas bobagens. Que podem até dar um molho, divertir, mas nem de longe são o determinante para definir o futebol como chato ou legal.

O futebol é muito maior.

Veja a Premier League: trata-se provavelmente da liga nacional onde gestos como os exemplos acima seriam menos bem vistos. É a liga onde um jogador é duramente vaiado por se jogar e tentar enganar o árbitro. Onde o fair play é exigido. Onde o limite entre a brincadeira ou a esperteza e o desrespeito ofensivo aparece antes.

Não se trata, neste caso, da cultura do futebol, mas da cultura de um país, de um povo. 

E nem por isso, quem gosta verdadeiramente DE FUTEBOL há de convir, podemos chamar a Premier League de “chata”.

Se você a considera chata, haverá sempre a alternativa do circo.   : )