Varal ESPN

Varal ESPN

Para se reerguer, tradicional time inglês muda escudo e revolta torcida; veja como ficou

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br
Flickr
O antigo escudo do Leeds United, aposentado em 24 de janeiro de 2018
O antigo escudo do Leeds United, aposentado em 24 de janeiro de 2018

Há tanto tempo não se falava tanto do Leeds United...

Nesta quarta-feira, o tradicional clube inglês, dono de três títulos da Premier League, um da FA Cup e um da Copa da Liga, além do vice da Liga dos Campeões de 1974/75, anunciou uma drástica mudança em seu escudo, em comemoração ao centenário da equipe, que será em 2019 (a versão antiga pode ser vista no topo).

Através do Twitter, o time escreveu que após realizar mais de seis meses de pesquisas e consultar mais de 100 mil pessoas, chegou a este resultado:

A recepção da torcida, porém, foi catastrófica.

Uma hora após a divulgação da novidade, já havia um abaixo-assinado online com mais de 10 mil assinaturas pedindo a volta ao desenho antigo.

Nas redes sociais, torcedores ainda criticaram o desenho por supostamente ter "inspiração em antigas propagandas comunistas e/ou fascistas".

Outros, em tom mais bem humorado, compararam a figura a um escudo genérico usado em jogos de videogame quando uma equipe não foi licenciada. Também houve comparações com o emblema do Gaviscon, um remédio popular na Inglaterra que é usado para tratar azia e doença de refluxo gastroesofágico.

Mudar de escudo, aliás, é algo comum no Leeds. 

Essa foi a 11ª vez na história que o distintivo foi modificado.

Atualmente, os Whites estão na Championship, a 2ª divisão da Inglaterra.